Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/5254
Título: Apropriação de conteúdos do conhecimento explícito da língua por alunos do 2.º ano do 1.º ciclo do ensino básico
Autor: Gaspar, Maria Inês
Orientador: Pereira, Susana
Palavras-chave: Conhecimento da língua
Didática da língua
2.º ano de escolaridade
Knowledge of the language
Teaching language
2nd cycle of basic education
Data de Defesa: Jul-2015
Resumo: O presente relatório final resulta da análise do trabalho desenvolvido ao longo de sete semanas de intervenção, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, disciplina ministrada na Escola Superior de Educação de Lisboa, no Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. A prática pedagógica decorreu numa turma do 2.ºano, do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com a implementação de um Plano de Trabalho de Turma, especificamente delineado para este contexto. Sendo um dos objetivos gerais da prática promover a apropriação de conteúdos gramaticais, achou-se pertinente incidir a investigação patente no relatório de estágio em torno do modo como se dá a apropriação dos conteúdos do conhecimento explícito da língua por parte de alunos do 2.ºano do 1.ºCiclo do Ensino Básico.. A gramática tem vindo a adquirir uma crescente importância e muitas têm sido as alterações registadas a nível educacional no âmbito da área disciplinar de Português, sobretudo com a implementação do novo Programa de Português do Ensino Básico (PPEB) (Reis et al., 2009), que entrou em vigor nas escolas em 2010/11. Neste sentido, pretendeu-se explorar o conhecimento gramatical dos alunos de forma verificar se este reflete ou não a apropriação de conteúdos gramaticais de acordo com as novas orientações programáticas relativamente ao Conhecimento Explícito da Língua. Mais particularmente, para realizar a investigação procedeu-se à recolha e tratamento de dados através de questionários realizados na turma do 2.º ano onde se deu a prática educativa, após o período de intervenção. O documento que a seguir se apresenta resulta do trabalho desenvolvido ao longo de sete semanas e está estruturado de forma a dar a conhecer a caraterização do contexto socioeducativo, a problemática da qual decorre a intervenção, os objetivos gerais que sustentaram a prática, a forma como decorreu a intervenção, a avaliação, por um lado, das aprendizagens dos alunos e, por outro lado, do plano de intervenção. Por fim, em jeito de conclusão, são feitas considerações finais sobre todo este processo de aprendizagem.
ABSTACT: This final report results from the analysis of work developed over seven-week intervention, under the Supervised Teaching Practice II in the 1st and 2nd cycle of basic education, discipline taught at the School of Education of Lisbon in Master in Education 1st and 2nd cycle of basic education. The pedagogical practice took place in a class of 2.ºano, the 1st cycle of basic education, with the implementation of a Class Work Plan, specifically designed for this context. Being one of the overall objectives of practice promoting ownership of grammatical contents, found to be relevant to focus on patent research internship report about the way how is the appropriation of explicit knowledge of the content of the language by students 2.ºano 1.ºCiclo of basic education .. The grammar has been becoming increasingly important and many have been tracked changes to educational level within the area of disciplining Portuguese, especially with the implementation of the new Program of Teaching Portuguese Basic (PPEB) (Reis et al., 2009) , which entered into force in schools in 2010/11. In this sense, the aim was to explore the grammatical knowledge of students so check if this reflects or not the appropriation of grammatical content according to the new programmatic guidance on the Explicit Knowledge of Language. More particularly, to carry out the investigation proceeded to the collection and processing of data through questionnaires carried out in the class of 2 year she was given the educational practice after the intervention period. The document then presents results of work undertaken over seven weeks and is structured to make known the characterization of the socio-educational context, the issue of which the team operates, the general objectives that supported the practice, how It held the intervention, assessment, on the one hand, of student learning and, on the other hand, the intervention plan. Finally, in conclusion, final thoughts on this whole learning process are made.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/5254
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado

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