Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/5239
Título: A afirmação da autonomia na criança: o impacto na gestão do grupo em jardim-de-infância
Autor: Santos, Natacha Alexandra Ramos dos
Orientador: Rosa, Manuela
Palavras-chave: Educação pré-escolar
Autonomia
Comportamento
Organização do tempo
Organização do espaço
Estratégias
Preschool education
Child’s autonomy
Behaviors
Organization of space
Organization of time
Strategies
Data de Defesa: Jul-2015
Resumo: Intitulado A afirmação da autonomia na criança: o impacto na gestão do grupo em jardim-de-infância, este relatório visa ilustrar e fundamentar, de forma reflexiva, a minha Prática Pedagógica Supervisionada em valência de creche e em valência de Jardim-de-Infância. A prática pedagógica em Creche durou cerca de 6 semanas, numa Instituição Particular de Solidariedade Social, com crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 3 anos. A prática pedagógica em JI teve uma duração de cerca de 3 meses, numa instituição particular, com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 4 anos, sendo ambas as instituições pertencentes ao concelho de Cascais. O presente relatório contempla uma análise fundamentada da minha prática, bem como, uma investigação e análise acerca da problemática da PPS, desenvolvida em JI – A Afirmação da Autonomia das crianças e o seu impacto na gestão do grupo. As dificuldades sentidas na gestão do grupo de crianças perante comportamentos de oposição, ou de falta de concentração nos diferentes momentos da rotina foram a génese desta investigação. A abordagem a esta problemática é realizada através de um quadro conceptual com base na necessidade de autonomia das crianças e de como a organização do espaço, do tempo e até as propostas de atividades podem influenciar o comportamento das crianças. Assim, foram delineadas ao longo da intervenção algumas intenções, como a partilha de controlo, o esclarecimento de algumas regras e limites, bem como, algumas estratégias para os diferentes momentos da rotina, de forma a auxiliar-me na regulação do grupo de crianças. De uma forma global, os objetivos desta problemática foram alcançados, uma vez que as estratégias delineadas auxiliaram-me na gestão e regulação do grupo de crianças, diminuindo, significativamente, as minhas dificuldades. Contudo, estas estratégias foram pensadas para o grupo de crianças em causa, pelo que podem, ou não, resultar com outro grupo de crianças. Desta forma, este relatório poderá servir como um incentivo à reflexão para profissionais ou futuros profissionais de Educação Pré-escolar.
ABSTRACT Titled The autonomy’s affirmation in children: the impact on group’s management in kindergarten, this report aims to illustrate and explain, reflexively, my Supervised Professional Practice in Infant Daycare and Kindergarten. The pedagogical practice in Infant Daycare lasted about six weeks, in one IPSS, with children aged 2 and 3 years. In Kindergarten the pedagogical practice lasted about three months, in a private institution, with a group of children aged between 2 and 4 years, and both institutions belonged to the municipality of Cascais. This report contemplates a reasoned analysis of my practice, as well as an investigation on the most significant problematic of PPS, developed in Kindergarten - The autonomy’s affirmation in children and their impact on the group's management. The difficulties in children Group management to oppositional behavior, or lack of concentration at different times of the routine were the genesis of this research. The approach to this problem is accomplished through a conceptual framework based on the need for autonomy of children and the organization of space, time and even the proposed activities can influence the behavior of children. So were outlined during the intervention some intentions, such as the sharing of control, clarification of some rules and limits and some strategies for different times of the routine, in order to assist me in the regulation of group of children. In general, the objectives of this problem have been achieved, since the strategies helped me in the management and regulation of group of children, reducing significantly my difficulties. However, these strategies are designed to the group of children concerned and which may, or may not, result with another group of children. Therefore, this report could serve as an incentive for reflection for professionals or future professionals of Preschool Education.
Descrição: Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/5239
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado

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