Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/5238
Título: O trabalho da equipa como promotora da cooperação nas crianças
Autor: Vilaça, Andreia Ferreira
Orientador: Rosa, Manuela
Palavras-chave: Equipa
Trabalho cooperativo
Criança
Metodologia qualitativa
Team
Cooperative work
Child
Qualitative methodology
Data de Defesa: Jul-2015
Resumo: Este relatório é o resultado de um trabalho prático e teórico em dois contextos socioeducativos: Creche e Jardim-de-Infância, desenvolvido através da Prática Profissional Supervisionada. O objetivo deste relatório é realizar uma análise reflexiva da prática nos dois contextos, partindo da sua caracterização para a definição de intenções pedagógicas adequadas que promovam o desenvolvimento e aprendizagens das crianças. Foi através da realização desta caraterização no decorrer da minha prática, que surge o tema da problemática que considerei ser mais significativo - O trabalho da equipa como promotora da cooperação nas crianças. Este tema sempre foi do meu interesse pessoal e profissional, por considerar o trabalho cooperativo entre a equipa essencial para a vida em sociedade e, por defender que este método de trabalho deve ser desenvolvido na educação de infância onde estes conceitos são transmitidos às crianças. O principal objetivo da problemática foi investigar na ação, o impacto da cooperação entre os elementos da equipa nas crianças, através da compreensão e apropriação das conceções da equipa sobre o tema e numa intervenção positiva e cooperativa com a equipa e com as crianças. Por outro lado pretendi, com esta investigação na prática, adquirir e aprofundar conhecimentos e estratégias com vista à melhoria, numa perspetiva de formação, de uma ação pedagógica de qualidade na minha futura profissão enquanto educadora de infância. Esta investigação sobre a prática sobre o tema da problemática foi desenvolvida com base na metodologia qualitativa.
Abstract This report is the result of a theoretical and practical work in two socio-educational contexts: Nursery and Kindergarten, developed through a Supervised Professional Practice. The goal of this report is to perform a reflexive analysis of the practice in both contexts, starting from its characterization in order to define the proper pedagogical intentions that promote the development and learning of the children. The subject that I considered to be the most significant arose during my practice when writing the characterization – The educational team’s job as a promoter of cooperation within the children. This subject has always been a personal and professional interest of mine as I consider the cooperative work within the team to be essential for life in society and because I believe that this work method should be developed in the early childhood education, when these concepts are passed along to children. The main goal was to investigate the impact of the cooperation between members of the educative team on the children. In order to do this I focused on comprehending and appropriating the conceptions of the team relating to the subject and in a positive and cooperative intervention with the team and the children. On the other hand, my intentions with this investigation were to acquire and deepen my knowledge and strategies as to improve, formation-wise, my own quality as a future professional. This investigation on the practice was developed based on a qualitative methodology.
Descrição: Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/5238
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado

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