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Título: A autonomia na resolução de conflitos interpessoais em jardim de infância
Autor: Vilhena, Inês Barra
Orientador: Rosa, Manuela
Palavras-chave: Autonomia
Conflitos interpessoais
Resolução de conflitos
Educação de infância
Autonomy
Interpersonal conflicts
Conflict resolution
Early childhood education
Data de Defesa: Jul-2015
Resumo: Intitulado A Autonomia na Resolução de Conflitos Interpessoais no Jardim-de-Infância, o presente relatório surge como o culminar do trabalho desenvolvido ao longo dos dois momentos de Prática Profissional Supervisionada nos contextos de creche e de jardim-de-infância, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa. O processo de desenvolvimento social das crianças inicia-se logo após o nascimento, ao se estabelecerem as primeiras relações com o contexto e respetivos intervenientes. Desta forma, as crianças vão-se apropriando progressivamente de normas e regras de socialização pelas quais orientarão as suas interações com os pares. São nessas interações que surge uma condição tão natural à condição humana: os conflitos interpessoais. No contexto da educação de infância, estes são momentos que o adulto deverá privilegiar como promotores do desenvolvimento sociocognitivo das crianças, proporcionando situações de reflexão sobre os valores adjacentes às relações com os outros, incentivando a formação pessoal e social de indivíduos atentos e responsáveis aos que o rodeiam. Este relatório trata-se então de uma análise reflexiva daquilo que foi a ação desenvolvida, aprofundando o papel do educador enquanto mediador e promotor das interações entre pares.
Abstract This report, titled Children’s Autonomy in the Resolution of Interpersonal Conflicts, is the result of the practice performed over two instances of Supervised Professional Practice in the context of Nursery and Kindergarten, for a Master’s degree in Preschool Education accredited by Escola Superior de Educação de Lisboa. The social development process in children begins right after birth, when the relationship with context and its respective participants is first established. This way, children will progressively adapt to the socialization rules and norms by which they will orient the interactions with their peers. Amid these interactions, a condition so natural to the human condition arises: interpersonal conflicts. In the context of childhood education, these are moments that an adult should prioritize as a promoter of socio-cognitive development in children, providing situations of reflection about values adjacent to inter-personal relationships, encouraging personal and social development of individuals who are mindful and respectful of their surroundings. This study is a reflexive analysis of what the developed action was, focusing on the role of the kindergarten teacher as a mediator and promoter of interaction between peers.
Descrição: Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/5235
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado

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