Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/5230
Título: A expressão dramática como meio facilitador da socialização de crianças com necessidades educativas especiais
Autor: Ramos, Catarina Isabel Vaz
Orientador: Madureira, Isabel
Palavras-chave: Necessidades educativas especiais
Inclusão
Socialização
Expressão dramática
Perturbação do espetro do autismo
Síndrome de charge
Special educational needs
Inclusion
Socialization
Dramatic expression
Autism
Charge syndrome
Data de Defesa: Jul-2015
Citação: Ramos, C. I. V.. (2015). A expressão dramática como meio facilitador da socialização de crianças com necessidades educativas especiais [Dissertação de mestrado] Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa, Lisboa
Resumo: Este Projeto de Intervenção incidiu no estudo de três crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico. Uma das três crianças tem Perturbação do Espetro do Autismo e as outras duas crianças têm Síndrome de Charge. Estas crianças foram observadas em diferentes contextos, nomeadamente: sala de Educação Especial, sala de aula e ATL., e, a problemática comum observada foi dificuldade na socialização. Uma vez que a Expressão Dramática é uma atividade que ajuda a desenvolver várias competências, pretendeu-se com este Projeto saber se através desta atividade, estas mesmas crianças iriam ou não melhorar os seus comportamentos sociorrelacionais e, neste sentido, melhorar a socialização. Para verificar se houve ou não melhorias nos comportamentos sociorrelacionais das crianças participantes deste Projeto, foi elaborada uma checklist. Esta foi aplicada durante a implementação e no final do Projeto. Os resultados do estudo sugerem que, a Expressão Dramática é uma mais valia para o desenvolvimento da socialização das crianças com NEE.
Abstract This Intervention Project, focused on a case study of three children of the 1st cycle of basic education. One of the three children has Autism Spectrum Disorders and the other two children have Charge Syndrome. These children were observed in different contexts, namely: Special Education room, classroom and ATL, and the common problems observed in these children it was difficulty in socializing. Since the Dramatic Expression is an activity that helps develop various skills, it was intended with this project whether through this activity, these children would not or improve their socio- relational behaviors and in this regard improve socialization. To check whether or not improvements in socio- relational behaviors of children participating in this project, we created a checklist. This was applied during the implementation of the Project. It is therefore concluded that the Dramatic Expression, is an asset for the development of socialization of children with Special Educational Needs.
Descrição: Projeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Especial
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/5230
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.