Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/5226
Título: Trabalhar as ciências no pré-escolar
Autor: Ganchas, Ana Marta Ribeiro
Orientador: Silva, Mary Katherine
Palavras-chave: Educação pré-escolar
Ciências da natureza
Linguagem
Educador de infância
Atividades
Preschool education
Science
Language
Childhood education
Activities
Data de Defesa: Jul-2015
Resumo: O presente relatório surgiu da intervenção realizada em contexto de Creche e Jardim-de-Infância, tendo como objetivo refletir sobre a prática realizada nos dois contextos, interligando com uma problemática emergente durante a intervenção. Nele se contempla uma breve caracterização dos contextos de intervenção, a identificação das intenções pedagógicas e uma reflexão sobre a intervenção, a fim de permitir ao leitor associar o contexto às atividades desenvolvidas. Reforço ainda a importância das ciências no desenvolvimento das diversas capacidades das crianças, nomeadamente o enriquecimento do seu vocabulário, assim como o papel do educador nessas mesmas aquisições. Diariamente as crianças trazem para a sala de atividades as mais diversas curiosidades, às quais se deve dar valor de forma a levar a criança a fazer novas aprendizagens e a desenvolver novos conceitos. Através do desenrolar de atividades nesta área de conhecimento, as ciências, é possível desenvolver várias outras capacidades ligadas a outras áreas de conhecimento, tais como a linguagem, o raciocínio, a observação, entre outras. No final deste relatório é dada importância às minhas conceções como futura profissional de educação de infância, refletindo sobre as dificuldades sentidas durante o desenrolar desta intervenção.
ABSTRACT This report arose from the intervention performed in the context of Nursery and Kinder Garden, aiming to reflect on the practice held in the two contexts, linking with an emerging issue during the intervention. Even contemplating a brief characterization of the intervention contexts, the identification of pedagogical intentions in order to allow the reader to associate the context to the activities. In it we talk about on the importance of science to the development of various skills in children, including the enrichment of their vocabulary, as well as the role of the educator in these same acquisitions. Daily children bring to the diverse curiosities activity room, to which should give value to take the children to make new learning and developing new concepts. Through the activities unfolding in this area of knowledge, the sciences, it is possible to develop several other capacities linked to other areas of knowledge, such as language, reasoning, observation, among others. At the end of this report is given importance to my conceptions as a professional future as an educator, reflecting on the difficulties experienced during the course of this intervention.
Descrição: Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/5226
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ESELxRelatório FinalMartaGanchas_tm.pdf3,03 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.