Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/5214
Título: A emergência da leitura em crianças no jardim de infância
Autor: Amadeu, Patrícia Alexandra Pereira
Orientador: Seixas, Cristina
Palavras-chave: Jardim de Infância
Emergência da leitura
Livro
Consciência fonológica
Kindergarten
Emergence of reading
Book
Phonological awareness
Data de Defesa: Jul-2015
Resumo: O presente relatório tem como objetivo analisar, fundamentar e avaliar de forma reflexiva a intervenção da Prática Profissional Supervisionada, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar em dois contextos: Creche e Jardim de Infância. Durante a Prática Profissional Supervisionada em Jardim de Infância, um dos aspetos que captou a minha atenção foi o facto de a área da biblioteca da sala ser pouco frequentada pelo grupo de crianças. Surgindo, deste modo, a problemática: A emergência da Leitura em Crianças no Jardim de Infância. Esta pequena investigação realizou-se com as crianças de Jardim de Infância com idades entre os 3 e os 6 anos, utilizando uma metodologia qualitativa, e tem como objetivo perceber como a emergência da leitura é abordada na sala de atividades, promovendo estratégias e atividades que a desenvolvam, mas também como ela se realiza no contexto familiar. Na recolha de dados para a investigação foram utilizadas técnicas e instrumentos: o diário de bordo com notas de campo, os registos fotográficos, os questionários, a consulta documental e a observação participante. De forma a abordar a problemática com o grupo de crianças, foram desenvolvidas diversas atividades em torno da emergência da leitura, promovendo o desenvolvimento de competências para a mesma. Refletindo, igualmente, sobre como a rotina da sala de atividades e os instrumentos do modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna potenciam o desenvolvimento da leitura nas crianças. De modo geral, conclui-se que existem atividades e estratégias específicas que desenvolvem competências para a leitura, as quais devem ser exploradas e desenvolvidas na educação pré-escolar. As atividades de consciência fonológica e de exploração de livros são atividades que promovem a emergência da leitura nas crianças de 4 e 5 anos, sendo que alguns instrumentos do modelo pedagógico também potenciam a emergência da leitura, tal como da escrita.
ABSTRACT This report aims to analyse, support and evaluate, in a reflective manner, the Supervised Professional Practice’s intervention, within the Master in Preschool and Education in two contexts: Nursery and Kindergarten. During my Supervised Professional Practice in Kindergarten, one of the aspects that caught my attention was the fact that the area which confined the library was not often frequented by the children. Thus we arrive at the problem: The emergence of Reading in Kindergarten Children. This brief investigation took place with children at the Kindergarten level with ages between 3 and 6 years old, using qualitative methodology and setting the goal of understanding how the emergence of reading is addressed in the classroom, as well as in a family setting, while promoting strategies and activities that help its development. In order to collect the data required for the investigation, we made use of the follow techniques and instruments: logbook with field notes, photographic records, questionnaires, documental research and participant observation. In order to address the problem amongst the group of children, we developed various activities related to the emergence of reading while promoting the development of the prerequisites for reading. At the same time, we realized how classroom routine and the instruments associated with the Modern School Movement’s pedagogical model help realize the development of reading in children. Overall, I am able to conclude that there are specific activities and strategies which constitute prerequisites for reading and which must be explored and developed during pree-schooling. The activities related to phonological conscience and book exploration help promote the emergence of reading in children of 4 and 5 years old. Some pedagogical model instruments also assist in bringing about the emergence of reading, as well as that of writing.
Descrição: Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/5214
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RELATORIO_PPS_PATRICIA AMADEU_ 2014091.pdf1,95 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.