Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/5199
Título: A inclusão de uma criança com nee – papel do adulto e dos pares na sua participação ativa no jardim de infância
Autor: Januário, Mafalda Cardoso
Orientador: Seixas, Cristina
Palavras-chave: Necessidades educativas especiais
Paralisia cerebral
Inclusão
Escola inclusiva
Jardim de Infância
Special educational needs
Cerebral palsy
Inclusion
Inclusive school
Kindergarten
Data de Defesa: Jul-2015
Resumo: O presente relatório tem como objetivo ilustrar, analisar, fundamentar e avaliar, de forma reflexiva, o trabalho realizado ao longo da prática profissional supervisionada, desenvolvida em contexto de Creche e Jardim-de-Infância. O trabalho que vim a desenvolver nestes últimos meses teve início no estágio em Creche, onde pude trabalhar com crianças dos 16 aos 24 meses, sendo finalizado com o estágio em JI, com uma maior duração do que o anterior, onde tive o privilégio de partilhar saberes com crianças dos cinco aos sete anos de idade. Durante a prática profissional supervisionada em Jardim-de-infância deparei-me com uma questão que me suscitou grande interesse e me levou a questionar, a refletir e a aprofundar conhecimentos sobre a mesma. Refiro-me à inclusão de uma criança com paralisia cerebral em contexto de educação pré-escolar. A partir do trabalho desenvolvido por todos os agentes educativos (pais, educadora titular, professores de educação especial e técnicos especializados), pretende-se refletir sobre o papel do adulto e dos pares na participação ativa no jardim-de-infância. É fundamental promover a participação de crianças com Necessidades Educativas Especiais para, assim, facilitar a inclusão das mesmas nos contextos educativos onde estão inseridas. Para promover a participação destas crianças é necessário uma articulação entre todos os agentes educativos, para que todos possam responder às necessidades da criança. Do ponto de vista metodológico esta investigação assenta na metodologia qualitativa e privilegiaram-se como técnicas de recolha de dados a observação participante, a consulta e a análise documental, completada por uma entrevista semiestruturada à educadora cooperante e as notas de campo.
Abstract The following report intents to illustrate, analyze and evaluate the work realized under the Supervisioned Profissional Practice (SPP). This task was accomplished on two different contexts - day care and kindergartner. During the last few months, I have been given the opportunity to work with children between the ages of 16 and 24 months, and the ages of 5 and 7 years old. This was possible due to two Internships realized on day care and kindergartner institutions. During the period spent on the kindergartner, I was affronted with something that led me to reflect, and to increase my knowledge about it. I have met a child with cerebral paralysis. All the impact of the core elements (parents, kindergarten teacher and specialized technicians) on this child’s life, were investigated and are thoroughly described on this assignment. It’s essential do promote the participation of children with Special Educational Needs. Thus, their inclusion in the educational contexts where they are inserted would become easier. To promote this participation, a joint is required between all education agents so those can answer the needs of every child with Special Educational Needs. From a methodologic point of view, this investigation takes into account the qualitative methodology. Technics used for data collection were given preference, such as observation, interview, consultancy, document analysis and the field diaries.
Descrição: Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/5199
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado

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