Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/5195
Título: A importância dos diferentes membros da equipa educativa na inclusão de uma criança com necessidades educativas especiais
Autor: Nunes, Catarina Sofia Ferreira
Orientador: Seixas, Cristina
Palavras-chave: Inclusão
Equipa educativa
Necessidades educativas especiais
Perturbação de hiperatividade
Défice de atenção
Jardim de Infância
Inclusion
Education team
Special educational needs
Attention deficit
Hyperactivity disorder
Kindergarten
Data de Defesa: Jul-2015
Resumo: O presente relatório pretende ilustrar as aprendizagens adquiridas ao longo da Prática Profissional Supervisionada, realizada no Mestrado em Educação Pré-Escolar, nos contextos de Creche e de Jardim-de-Infância. O principal objetivo deste relatório é analisar de forma reflexiva a intervenção concretizada em ambos os contextos educativos, tendo em conta as intenções definidas para a ação pedagógica e a concretização das mesmas durante a prática profissional. Do estágio em jardim-de-infância surgiu a problemática em questão: “A importância dos diferentes membros da equipa educativa na inclusão de uma criança com Necessidades Educativas Especiais”. Pretende-se ilustrar o papel dos diferentes membros da equipa educativa, tendo em conta os seus princípios e estratégias na inclusão de uma criança com necessidades educativas especiais. Assim sendo, foi utilizada a metodologia de investigação-ação para desenvolver esta problemática. Numa primeira frase, recorreu-se à observação do contexto educativo, mais concretamente dos diferentes elementos que constituem a equipa educativa que trabalha com a criança com necessidades educativas especiais. De seguida, realizaram-se entrevistas semi-diretivas aos diferentes membros dessa equipa. Por fim, analisaram-se os dados obtidos e cruzaram-se com referencial teórico. Os principais resultados obtidos com esta investigação levam-nos a crer que a criança apresenta níveis de concentração mais elevados em ambientes calmos e onde se privilegiam de tempos de trabalho individualizado.
ABSTRACT This report seeks to illustrate the learning acquired throughout my Supervised Professional Practice, carried out in the Masters in Preeschool Education, in the contexts of Nursery and Kindergarten. The aim of this report is to reflectively analyze the intervention in both educational settings, taking into account the pedagogical action intentions set and their implementation during the professional practice. In the kindergarten, the issue of “The importance of different members of the education team in the inclusion of a child with Special Education Needs” was raised. We intend to illustrate the role of different members of the education team, taking into account their strategies for inclusion of Special Educational Needs children. Therefore, to develop the problematic, the research-action methodology was used. First, we observed the educational context, specifically the different elements of the educational team that works with the child with special educational needs. Then, semi-directed interviews were conducted to different members of that team. Finally, we analyzed the data obtained and crossed it with the theoretical framework. The main results of this research lead us to believe that the children have higher concentration levels in quiet environments and with individual work.
Descrição: Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/5195
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório_Final_da_PPS_Catarina_Nunes_2014100.pdf971,44 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.