Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/5194
Título: Lá fora também se aprende
Autor: Tavares, Ana Sofia Mendes
Orientador: Lino, Dalila
Palavras-chave: Criança
Articulação com a comunidade
Exploração ativa
Children
Interaction with the community
Active exploration
Data de Defesa: Jul-2015
Resumo: O presente relatório insere-se no Mestrado em Educação Pré-Escolar, mais precisamente na Unidade Curricular Prática Profissional Supervisionada (PPS), realizada nos contextos de creche e de jardim de infância. Com o mesmo, pretende-se realizar uma análise reflexiva da intervenção em ambos os contextos educativos, relacionando as características dos mesmos com as intenções definidas e com a ação pedagógica desenvolvida. O trabalho desenvolvido teve em consideração os grupos de crianças, a família das crianças e as equipas educativas com quem o trabalho se revelou essencial. Neste sentido, a PPS iniciou-se em contexto de creche, no qual intervim numa sala de berçário, durante seis semanas, com dez crianças com idades compreendidas entre os 7 e os 14 meses. Seguiu-se depois a intervenção em contexto de jardim de infância, durante doze semanas, com um grupo de vinte crianças, com idades compreendidas entre os três e os seis anos. No decorrer da intervenção, nomeadamente em jardim de infância, surgiu a problemática desenvolvida neste trabalho - Lá fora também se aprende - relacionada com a importância da articulação com a comunidade para o desenvolvimento e para a aprendizagem das crianças. A abordagem à problemática começa por evidenciar as mudanças nas conceções da infância ao longo dos anos, seguindo-se a perspetiva de diversos autores, incluindo também a perspetiva do Movimento da Escola Moderna, da Abordagem Reggio Emilia e da Metodologia de trabalho de projeto, terminando com a relação com a aprendizagem ativa e com a intervenção realizada no âmbito da investigação acerca desta problemática.
ABSTRACT This report is included on Master Degree in Preschool Education more precisely in the subject of Supervised Professional Practice performed in the contexts of Nursery and Kindergarten. The main goal of this report is to make a reflexive analysis of the intervention in both contexts relating their characteristics with my intentions and my pedagogical action. The work developed was made according to the characteristics of the children, their families and the educational teams with whom the work was essential. Thus the intervention started with the nursery context during six weeks with ten children aged between seven and fourteen months. After that the intervention was on kindergarten context during twelve weeks with twenty children aged between three and six years old. During the intervention, namely on kindergarten a significant problematic emerged that is explored in this report - It is possible to learn outside too - related to the benefits that interaction with the community can have on children's development. The approach to the problematic begins to show up the changes on the conceptions about childhood over the years. Then, is showed the perspective of several authors about this concept including the perspective of Movimento da Escola Moderna also as Reggio Emilia Approach and Metodologia de Trabalho de Projeto ending with the relation between the active learning and the intervention that was made within the investigation about this problematic.
Descrição: Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/5194
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado



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