Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/5191
Título: O papel do educador na promoção do envolvimento parental: uma reflexão
Autor: Ferreira, Cláudia Sofia do Bem Pires Ruivo
Orientador: Lino, Dalila
Simões, Ana
Palavras-chave: Criança
Família
Envolvimento parental
Papel do educador
Child
Family
Parental involvement
Role of the educator
Data de Defesa: Jul-2015
Resumo: O presente relatório tem como objetivo relatar de forma reflexiva, crítica e fundamentada a Prática Profissional Supervisionada (PPS) realizada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, com ênfase nos contextos de creche e Jardim de Infância (JI). Esta análise crítica incide em ambos os contextos, abordando as intenções por mim definidas para a ação pedagógica. Foi-me dada a possibilidade de vivenciar uma PPS em dois contextos e, através desta, surge um interesse com potencialidade para a identificação e elaboração de uma problemática: o papel do educador na promoção do envolvimento parental, que dá o título ao relatório, abordando esta temática de forma reflexiva. Neste sentido, é abordado o conceito de envolvimento parental, a importância da preocupação para com esta problemática nas valências abordadas, assim como a importância de estratégias adequadas e significativas para o contexto em que são desenvolvidas. No que respeita à metodologia utilizada, recorri à investigação sobre a prática (Ponte, 2002). Porém, importa referir que esta está incorporada num ciclo de investigação-ação não completo, pelo seu curto tempo de intervenção. Desta forma, esta investigação contempla uma abordagem de natureza qualitativa. Para a recolha dos dados necessários à investigação com enfoque no papel do educador no envolvimento parental, utilizei as seguintes técnicas: consulta documental, observação participante, entrevista semiestruturada e inquérito por questionário. Assim, tendo em conta as técnicas e os instrumentos mencionados, recorri a uma metodologia de análise de dados dedutiva Os resultados obtidos apontam para as seguintes conclusões: o envolvimento parental revela-se importante na medida em que se afirma como a principal fonte de informação para o educador sobre a criança; para estabelecer uma relação efetiva, é necessária a criação de estratégias adequadas ao grupo alvo reconhecendo na família das crianças as suas potencialidades e fragilidades.
ABSTRACT The major goal of this report is to explain in a reflective, critical and well-grounded way the supervised professional practice (PPS) realized in the scope of the master in pre-school education, focused in the nursery and kindergarten context. This critical analysis is focused in both frameworks, addressing the defined intentions for the pedagogical action illustrating its application. I was given the possibility to experience a two environment PPS, and through this appears a potential interest to identify and prepare one issue: the role of the educator in the promotion of the parental involvement, which gives the title to this report, dealing with this theme in a reflective manner. In this way, covering the concept of parental involvement, the importance of the concern for this issue addressed in valences, as well as the importance of appropriate and meaningful strategies for the context in which they are developed. When it comes to the methodology that was used, I resorted to research into practice (Ponte, 2002). However, it should be noted that this is incorporated in a non complete research-action cycle, by its short intervention time. Thus, this investigation comprises an approach of qualitative nature. For the collection of the data needed for this research, focusing on the role of the educator in parental involvement, I used the following techniques: document research, participant observation, semi-structured interview and questionnaire survey. Therefore, taking into account the techniques and instruments mentioned, I resorted to a deductive data analysis methodology. The results obtained point to the following conclusions: parental involvement proves to be important in that it is stated as the main source of information for the educator about the child; to establish an effective relationship, it is necessary the development of appropriate strategies to the target group, recognizing in the children’s family their strengths and weaknesses
Descrição: Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/5191
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado

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