Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/5186
Título: Literacia, ensino da leitura e sucesso escolar
Autor: Barros, C. G. Paes de
Sousa, Otília de
Carvalho, C.
Palavras-chave: Literacia
Leitura
Sucesso escolar
Data: Fev-2015
Citação: Literacia, ensino da leitura e sucesso escolar In Estrela, T. et al (2012). Revisitar os Estudos Curriculares. Onde estamos e para onde vamos? Lisboa: EDUCA/Secção Portuguesa da AFIRSE. ISBN: 978-989-8272-14-0. Atas online
Resumo: Nas últimas décadas, tem se observado uma crescente demanda pelo domínio da linguagem escrita em todas as áreas da vida social (Olson 2009). Essa demanda não se limita apenas ao contexto brasileiro, mas refere-se a um contexto mundial, que hoje coloca o domínio das diversas capacidades de linguagem, em especial das capacidades de leitura e escrita, como condição para acesso ao conhecimento, à participação social e o exercício efetivo da cidadania. O domínio de tais capacidades refere-se a um certo tipo ou nível de literacia que vai além da descodificação, diz respeito às diversas capacidades de leitura e escrita necessárias em diferentes práticas sociais. Partindo de uma parceria de investigação entre instituições de ensino superior em Portugal e no Brasil, temos vindo a reflectir sobre questões de currículo nos dois países.
ABSTRACT In the last decades, a growing demand for the domain of written language in all areas of social life has been observed (Olson 2009). This demand is not limited to the Brazilian context, but concerns a global context which now sets the domain of different language skills, especially skills in reading and writing as a condition for access to knowledge, social participation and effective exercise of citizenship. The domain of these skills concerns a certain type or level of literacy that goes beyond decoding, refers to the different reading and writing skills required in different social practices. From a research partnership between universities and research centers in Portugal and Brazil, we have been reflecting on issues of curriculum in both countries.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/5186
ISBN: 978-989-8272-14-0
Aparece nas colecções:ESELx - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Literacia, ensino da leitura e sucesso escolar.pdf244,83 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.