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Título: Implicações da supervisão de estágios no processo de (auto)formação dos professores cooperantes
Autor: Rosa, Ermelinda Gonçalves Botelho
Vasconcelos, Teresa
Palavras-chave: Supervisão pedagógica
Processos de autoformação
Formação reflexiva
Professores reflexivos
Prática Pedagógica na formação inicial
Data: Mar-2010
Editora: Escola Superior de Educação de Lisboa
Citação: Da Investigação às Práticas - Estudos de Natureza Educacional 2010 Vol X Nº1 91-126
Resumo: O estudo visa perceber que implicações, ao nível dos processos de autoformação dos professores cooperantes, pode ter a presença de professores estagiários na sala de aula; verificar, por outro lado, no decurso da prática supervisiva, quais os aspectos do sistema de supervisão que têm mais implicações na atitude reflexiva dos professores cooperantes e que aspectos da organização dos estágios contribuem para a reflexão e mudança das suas práticas. Recorreuse a um vasto referencial teórico de autores que tratam do pensamento, da teoria e da prática reflexiva, da reflexão na acção e sobre a acção, da supervisão pedagógica e utilizou-se como suporte para a secção da análise e interpretação dos resultados a teoria de Dewey, Nóvoa, Perrenoud, entre outros. Na metodologia recorreu-se ao paradigma qualitativo, utilizando-se como estratégia a entrevista semi-estruturada aplicada numa primeira fase individualmente a cinco professores cooperantes e uma professora tutora e posteriormente uma entrevista colectiva de aprofundamento (“focus group”) a todos os professores cooperantes. Os dados apontam para o facto de a formação contínua de professores, a partir do exercício de supervisão, constituir um excelente momento para o treino da prática reflexiva. Esta prática reflexiva é baseada na revisão e no aprofundamento de conhecimentos resultante da introdução de novos elementos na sala de aula, reuniões, seminários, debate de ideias e práticas, atitudes e questionamento, visão crítica e mutabilidade dos processos e procedimentos de aprendizagem.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/488
ISSN: 0874-9620
Versão do Editor: http://www.eselx.ipl.pt/cied/publicacoes/inv/2010/IMPLICA%C3%87%C3%95ES%20DA%20SUPERVIS%C3%83O%20DE%20EST%C3%81GIOS%20NO%20PROCESSO%20DE%20%28AUTO%29FORMA%C3%87%C3%83O%20DOS%20PROFESSORES%20COOPERANTES.pdf
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