Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/4822
Título: Relatório de estágio em reabilitação neurológica: intervenção da fisioterapia em crianças com necessidades especiais
Autor: Nganda, Ângela Celestina
Orientador: Santos, Margarida Custódio dos
Bernardo, Ana Carolina
Palavras-chave: Fisioterapia
Medicina de reabilitação
intervenção terapêutica
Criança
Leucoencefalopatia
Terapia familiar
Doença rara
Physiotherapy
Rehabilitation
Therapeutic intervention
Children
Leukoencephalopathy
Familial therapy
Rare disease
Data de Defesa: Nov-2014
Editora: Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa
Citação: Nganda AC. Relatório de estágio em reabilitação neurológica: intervenção da fisioterapia em crianças com necessidades especiais [Dissertation]. Lisboa: Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa; 2014.
Resumo: O relatório presente refere-se ao estágio em fisioterapia realizado em clinica de fisioterapia, domicílios, jardim-de-infância e creche, com crianças com necessidades especiais. Num total de 13 pacientes com idades compreendidas entre os 3 e os 19 anos, excepto um adulto de 34 anos de idade que apresentava Acidente Vascular Cerebral. As crianças apresentavam os seguintes diagnósticos: paralisia cerebral, atrofia muscular espinhal, atraso global de desenvolvimento sem diagnóstico, perturbação do espectro do autismo, lesão central por afogamento, leucoencefalopatia com calcificações e quistos cerebrais. Esta última constitui o objeto do estudo em caso. Ao longo do estágio foram desenvolvidas atividades terapêuticas e registos, com fichas para cada criança e para o adulto. Para além destas atividades foram ainda elaboradas fichas com desenvolvimento de temas considerados pertinentes para os casos. A Fisioterapia tem como objetivo melhorar a funcionalidade e a qualidade de vida destas crianças e ajudar as famílias a lidar com a doença crónica. Estudo de caso: o estudo de caso que se apresenta diz respeito a uma criança de 6 anos de idade com diagnóstico Leucoencefalopatia com calcificações e quistos cerebrais a realizar fisioterapia três sessões por semana durante uma hora em cada sessão. Os procedimentos terapêuticos incluíram: treino de marcha nas escadas, rampas e caixotes; treino de função motora bimanual com jogos de puzzles, jogos de encaixe, chave-fechadura, construção de torres, encaixe de parafusos. Os resultados obtidos ao longo dos 3 meses foram significativos, houve maior funcionalidade, equilíbrio, alinhamento corporal, maior condicionamento respiratório e igualmente verificou-se melhoria nas outras crianças. No final do estágio pude aprender muito sobre a prática de intervenção terapêutica em crianças com necessidades especiais, foi uma mais-valia devido a aquisição de competências profissionais em pediatria.
ABSTRACT - This report refers to the stage in physical therapy performed in clinical physiotherapy, homes, garden-kindergarten and kindergarten, children with special needs. A total of 13 patients aged between 3 and 19 years, except for an adult 34 years of age who had stroke. Children had the following diagnosis: cerebral palsy, spinal muscular atrophy, global developmental delay with no diagnosis, autism spectrum disorder, central injury by drowning, leukoencephalopathy with cerebral calcifications and cysts. The latter is the subject of the case study. Throughout the stage therapeutic activities and records with records for each child and adult were developed. In addition to these activities were further developed chips with development issues considered relevant to the cases. Physiotherapy aims to improve the functionality and quality of life of these children and help families cope with chronic illness. Case study: the case study that presents itself concerns a child 6 years of age diagnosed with leukoencephalopathy with cerebral calcifications and cysts to perform physical therapy three sessions a week for an hour each session. The therapeutic procedures included: gait training on stairs, ramps and boxes; training of bimanual motor function with puzzle games, games for docking, key-lock, build towers, fitting screws. The results over the three months were significant, there was a higher functionality, balance, body alignment, increased respiratory fitness and there was also improvement in other children. At the end of the stage I could learn a lot about the practice of therapeutic intervention for children with special needs, was an asset due to the acquisition of professional skills in paediatrics.
Descrição: Mestrado em Fisioterapia
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/4822
Aparece nas colecções:ESTeSL - Dissertações de Mestrado



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