Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/4721
Título: Dançar em Português : a interdisciplinaridade entre as disciplinas Expressão Criativa e Português na Escola de Dança Ana Luísa Mendonça no ano letivo de 2013/2014
Autor: Silva, Cláudia Eiras da
Orientador: Marques, Ana Silva
Palavras-chave: Expressão criativa
Interdisciplinaridade
Ensino de dança
Creative Dance
Teaching dance
Interdisciplinarity
Data de Defesa: Set-2014
Resumo: Elaborado no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa, este relatório final de estágio surge como conclusão deste ciclo de Estudos e foi desenvolvido no decorrer do ano letivo de 2013/2014. A prática pedagógica de ensino especializado desenvolvida, em reflexo neste documento, concretizou-se na Escola de Dança Ana Luísa Mendonça (EDDALM) no contexto da disciplina Expressão Criativa com a participação de 28 alunos integrados no 2º Ciclo do Ensino Básico em duas turmas distintas do regime do Ensino Artístico Especializado de Dança. Como objetivo principal deste estágio pretendeu-se estabelecer a articulação entre áreas curriculares distintas, quer ao nível do Ensino Artístico Especializado de Dança quer ao nível do Ensino Básico, procurando-se o desenvolvimento das competências artísticas, pedagógicas, didáticas e metodológicas eficazes no processo ensino-aprendizagem do Ensino da Dança. Desta forma, procurou-se desenvolver a disciplina de Expressão Criativa estabelecendo-se uma interdisciplinaridade com a área disciplinar de Português, do 2º Ciclo do Ensino Básico, incidindo-se numa obra de literatura sugerida pelas metas curriculares do Ministério da Educação. Considera-se que este trabalho promoveu e evidenciou a possível aprendizagem interdisciplinar educativa, entre as áreas de formação vocacional em dança e disciplinas de formação geral, em que a promoção da criatividade e expressividade foi uma constante a par do desenvolvimento do domínio cognitivo, psicomotor e social dos alunos envolvidos. Este trabalho foi desenvolvido de acordo com os paradigmas da investigação-ação, foi suportado por métodos qualitativos em busca de uma avaliação e reflexão, foram sendo desenvolvidos tendo em consideração as modalidades previstas no Regulamento de estágio, tais como: observação estruturada, participação acompanhada, lecionação supervisionada e colaboração em outras atividades pedagógicas desenvolvidas na escola cooperante. Como suporte metodológico foram utilizados diversos instrumentos de recolha de dados (diários de bordo, tabelas/grelhas de observação, relatórios de reflexão e avaliação da prática pedagógica e questionário) que foram permitindo o desenvolvimento e operacionalização do plano de ação previsto.
ABSTRACT - Elaborated within the Masters in Teaching dance curse, from Escola Superior de Dança – Instituto Politécnico de Lisboa, this final essay is the conclusion of a pedagogical practice and closures this cycle. It was developed during the school year of 2013/2014. The pedagogical practice in this document was implemented at Escola de Dança Ana Luísa Mendonça (EDDALM), in Creative Dance, with 28 students of second year of Elementary School in specialized studies in Dance. The primer goal of this practice was to establish the connection between the school dance and regular (academic) curriculum: Portuguese and Creative Dance. Along with the programs suggested by the Portuguese Ministry of Education, a book piece was studied in order to produce a dance piece. It is believed this work promoted the possibility of learning linking different areas, including arts and academic subjects, in order to increase creativity and expressivity, along with the students social, cognitive and motor development. This essay was developed within the paradigms of action research and is supported by qualitative methods in search of evaluation; according to the procedures laid down in statute stage such as: structured observation, accompanied participation, supervised teaching and collaboration in other activities with the school where this study was developed. As methodological support, various instruments were used to collect data (logbook, observation grids, reflection/evaluation reports and questionnaires) that allowed the development and achievements of the action planned.
Descrição: Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/4721
Aparece nas colecções:ESD - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RF_MED-2014_ClaSil.pdf2,34 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.