Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/4720
Título: Variações do repertório clássico nas aulas de Técnica de Dança Clássica do 4º e do 5º ano da Escola de Dança Ana Mangerição
Autor: Moreira, Carla Sofia Serrano
Orientador: Nascimento, Vanda Maria dos Santos
Palavras-chave: Ensino Vocacional da Dança
Técnica de Dança Clássica
Variações do Repertório da Dança Clássica
Vocacional Dance Training
Ballet Technique
Variations from the Classical Dance Repertoire
Data de Defesa: Nov-2014
Resumo: O curso de ensino especializado da Dança da Escola de Dança Ana Mangericão (EDAM) desenvolve-se do 1º ao 5º ano, do 5º ao 9º ano de escolaridade. São cinco anos de formação em Dança que contempla, entre outras, o ensino da Técnica de Dança Clássica (TDC) – sendo que a partir do 3º/7º ano integra o trabalho de Pontas. Tendo em vista a formação de um bailarino completo, que integra as dimensões físicas, técnicas, artísticas e performativas, propôs-se a introdução de variações do repertório de dança clássica, na disciplina de TDC, adequadas às turmas de 4º e 5º ano do ensino vocacional da EDAM. A sua implementação decorreu entre os meses de Dezembro e Julho do ano letivo 2013/2014, cumprindo-se as horas estipuladas no regulamento de estágio do Mestrado em Ensino de Dança da Escola Superior de Dança. Apoiado no processo inerente à Investigação-Ação, na análise e reflexão sobre os dados recolhidos ao longo da implementação – pela observação, diários de bordo e registo em vídeo da prática – e na revisão da literatura, foram encontradas, aplicadas e fundamentadas estratégias que conduziram a esse objetivo. O processo compreendeu a adequação da aula de TDC aos conteúdos das variações, a aprendizagem da coreografia e a análise das intenções constantes na variação para uma interpretação pessoal da variação, e culminou na apresentação aos pais e à comunidade escolar da EDAM das quatro variações selecionadas: variação do casamento do Basílio (ato IV) e entrada da Kitri (ato I) do bailado D. Quixote, variação da Clara com o Quebra-Nozes (ato I) do bailado Quebra-Nozes, e variação do Rapaz do Tambor do bailado Baile dos Cadetes. Apesar dos esperados e inesperados desafios que surgiram ao longo da implementação do estágio, os resultados foram positivos, confirmou-se a pertinência do processo e a experiência foi deveras gratificante e benéfica para os intervenientes.
ABSTRACT - The specialized dance course from Escola de Dança Ana Mangericão (EDAM) develops from 1st to 5th, that is the 5th to 9th grade in the regular school. It is a five years Dance training that includes among others the teaching of ballet tecnique - and from 3rd/7th involves pointwork. Taking into consideration what it means the achievement of the complete "artist", physical, technical, artistic and performatic skills were proposed by the introduction of variations from the classical ballet repertoire in ballet tecnique class suitable to the 4th and 5th years of specialized dance course of EDAM. This implementation occured between December and July of the school year 2013/2014, obeying to the amount of hours established by internship project of Master’s Degree in Dance Education from Escola Superior de Dança. Supported by the action-research process, by the review and reflection of data collected along the implementation – by observation, logbooks and video recording of the classes – and by literature review, where found, applied and justified strategies that conducted to this goal. The process has comprised the adequacy of the ballet class into the variation contents, the learning of the choreography and the analyses of the variations intentions so that alouded a personal interpretation. This culminated on family and EDAM scholl comunity apresentation of the four selected variations: Basilio’s wedding variation (act IV) and Kitri’s entrance (act I) from Don Quixote ballet, Clara’s variation (act I) from The Nutcracker ballet and the Drummer variation from Graduation Ball ballet. Despite the expected and unexpected challenges that came along with the implementation of the internship project, the results where positive, the relevancy of the process was confirmed and the experience was indeed prosperus for the actors.
Descrição: Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/4720
Aparece nas colecções:ESD - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RF_MED-2014_CarMor.pdf2,62 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.