Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/4717
Título: A interação entre Música e Dança na aula de Técnica de Dança Clássica : estratégias para o desenvolvimento da sensibilidade musical com alunas do 5º ano da Escola Vocacional de Dança da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais
Autor: Laranjeira, Marta Joana Simões Ralha
Palavras-chave: Técnica de Dança Clássica
Musicalidade
Sensibilidade musical
Expressividade
Classical Dance Technique
Musicality
Musical sensibility
Expressiveness
Data de Defesa: Set-2014
Resumo: A Música na aula de Técnica de Dança, além de proporcionar o suporte dinâmico adequado à correta execução do gesto técnico, relevando as diferentes qualidades de movimento que lhe são inerentes, cria a atmosfera necessária ao desenvolvimento da sensibilidade musical e da expressividade do próprio movimento. Esta sensibilidade para a música pode ser uma aptidão natural, mas também pode formar-se com o treino. Assim, a participação de um acompanhador musical ou a utilização de diferentes estímulos e ambientes musicais na aula de Dança poderão ser vetores que potenciam o seu aperfeiçoamento. Tendo em conta a relevância desta interação entre a música e a dança no desenvolvimento artístico do futuro bailarino, orientámos para esta temática a nossa prática pedagógica, da qual damos agora testemunho através do presente Relatório Final de Estágio. Este reporta-se ao desenvolvimento, aplicação e avaliação do projeto de estágio profissional realizado com 5 alunas do 5º ano da Escola Vocacional de Dança do Centro de Formação Artística da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, em Tomar. O nosso objetivo principal incidiu sobre a estimulação da sensibilidade musical e da expressividade das alunas através da utilização de distintos estímulos musicais na aula de Técnica de Dança Clássica. Pretendemos que a comunicação artística proporcionada pela simbiose Música-Dança fosse interiorizada e absorvida pelas alunas, contribuindo para o desenvolvimento da sua sensibilidade musical e da sua expressividade enquanto intérpretes e futuras bailarinas. O plano de ação de intervenção pedagógica foi estruturado segundo a metodologia de investigação-ação, tendo em conta os processos cíclicos de observação, aplicação e subsequente avaliação. Os instrumentos de recolha de dados selecionados (tabelas de observação, diário de bordo, questionários e gravação audiovisual) promoveram a reflexão e posterior análise das estratégias metodológicas implementadas. Da aplicação e avaliação do nosso projeto, concluímos que a audição de diferentes estímulos musicais promoveu o incremento da acuidade auditiva e o “treino do ouvido”, capacidades essenciais para a formação do bailarino musical. Verificámos, de igual modo, que a perceção da importância da ligação existente entre a Dança e a Música deverá ser fomentada através da aquisição de competências teórico-práticas e didáticas específicas, por parte do professor de Dança, nestas duas áreas artísticas, indo ao encontro das necessidades dos alunos.
ABSTRACT - Music in the Dance Technique class, besides providing the adequate dynamic technical support for a correct execution of the gesture, highlighting the different movement inherent qualities, creates the necessary atmosphere for the development of musical sensitivity and expressiveness of movement itself. This sensitivity to music can be a natural skill, but it may also be acquired through workout. Thus, the participation of an accompanist or the use of different musical stimuli and different environments in the dance class may be vectors that enhance its improvement. Given the relevance of this interaction between music and dance in the artistic development of the future dancer, we directed our pedagogical practice to this theme, of which we now bear witness through this Final Internship Report. This relates to the development, implementation and evaluation of the internship project conducted with five students of the 5th year of Vocational Dance School at Centro de Formação Artística da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, in Tomar. Our main objective was focused on stimulating the students’ musical sensibility and dance expression through the use of different musical stimuli in the Classical Dance Technique class. We intend artistic communication provided by Music-Dance symbiosis to be absorbed and interiorized by students, contributing to their musical sensibility and dance expression development, while interpreters and future dancers. The action plan of pedagogical intervention was structured according to the methodology of action research, taking into account the cyclical processes of observation, application and subsequent evaluation. The selected instruments for data collecting (observation tables, logbook, questionnaires and audio-visual recording) promoted reflection and further discussion of the implemented methodological strategies. Through the implementation and evaluation of our project, we conclude that listening to different musical stimuli promotes and increases hearing acuity and "ear training”, essential capabilities in the formation of musical dancers. We verify, as well, the perception of the importance of the Dance and Music connection, which should be enhanced through the acquisition of specific theoretical, practical and didactic teaching skills by the Dance teacher on these two artistic areas, meeting students' pressing needs.
Descrição: Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/4717
Aparece nas colecções:ESD - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RF_MED-2014_MarLar.pdf5,1 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.