Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/4715
Título: Adaptações metodológicas e pedagógicas no ensino da Técnica de Dança Clássica : estudo de caso com uma aluna com Síndrome de Down na Escola de Dança Ana Luísa Mendonça
Autor: Mendonça, Ana Luísa Gonçalves Regala de
Orientador: Marques, Ana Silva
Palavras-chave: Ensino Artístico Especializado em Dança
Processo de ensino aprendizagem
Estratégias metodológicas e pedagógicas
Síndrome de Down
Técnica de Dança Clássica
Expressão criativa
Specializing in Dance Arts Education
Teaching learning process
Methodological and pedagogical strategies
Down syndrome
Classical Dance Technique
Creative expression
Data de Defesa: Set-2014
Resumo: O estágio apresentado neste relatório realizou-se no âmbito do Curso Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa na Escola de Dança Ana Luísa Mendonça, durante o ano letivo 2013/2014. O estágio desenvolvido constituiu-se como um estudo de caso e fez uso de metodologias qualitativas, segundo uma abordagem de investigação-ação. Pretendeu-se compreender em que medida é que a adaptação de estratégias metodológicas e pedagógicas se constitui como um fator promotor de sucesso do processo de ensino-aprendizagem de uma aluna com Síndrome de Down, inscrita no 4º ano do Ensino Artístico Especializado em Dança. Procurou-se ainda potenciar o desenvolvimento motor, cognitivo e social da aluna, com base num processo de ensino-aprendizagem adaptado às suas características, tentando perceber, no domínio da disciplina de Técnica de Dança Clássica, quais as estratégias metodológicas e pedagógicas que se mostraram mais adequadas. Para tal, desenvolveu-se um plano de ação que cruzou saberes das disciplinas de Técnica de Dança Clássica e de Expressão Criativa e que incluiu: 9 horas de observação estruturada; 9 horas de participação acompanhada; um período de lecionação de 43 horas que contemplou aulas individuais e de grupo; a colaboração em 4 horas de atividades pedagógicas. Como instrumentos que serviram de suporte a esta investigação, foram construídos três questionários, aplicados em diferentes momentos do estudo e que se destinaram, ao Encarregado de Educação, aos docentes que lecionaram a aluna nos anos letivos 2012/2013 e 2013/2014 e à estagiária. Foram ainda realizados relatórios de reflexão da prática pedagógica, relatórios de observação e gravações audiovisuais de parte das aulas e de apresentações públicas que contaram com a participação da aluna. A partir deste estudo foi possível concluir que as estratégias metodológicas e pedagógicas adotadas potenciaram a aprendizagem, facilitando assim a obtenção dos nossos objetivos. Pôde ainda verificar-se que estas estratégias se mostraram eficazes para o caso em estudo, mas que poderão eventualmente ser transversais a todos os alunos.
ABSTRACT - Developed under the scope of the Master’s Degree in Dance Education of the Escola Superior de Dança, within the Instituto Politécnico de Lisboa, this final report regards the Internship attended during the school year 2013/2014 at the Escola de Dança Ana Luisa Mendonça. This case study made use of qualitative methodologies, according to an action research approach. It´s central objective was to understand the extent to which the adaptation of methodological and pedagogical strategies would promote the successful teaching and learning process of a student with Down Syndrome enrolled in the 4th year of the Ensino Artístico Especializado em Dança. Further, we sought to enhance the motor, cognitive and social development of the student, based on the teaching-learning process adapted to her characteristics and understand which methodological and pedagogical strategies were more appropriate in the field of Classical Dance Technique. To this end, a plan of action was devised that merged the disciplines of Classical Dance Technique and Creative Expression which included: 9 hours of structured observation; 9 hours of accompanied participation; a period of 43 hours of teaching which included individual and group lessons; 4 hours of collaborative educational activities. To support this research, three questionnaires were created and allocated at different times during the study to: the guardian of the student, the teachers who taught the student during the school years of 2012/2013 and 2013/2014 and the intern. Reports relating to teaching practices and observations were made, as well as audiovisual recordings of classes and public presentations which included the participation of the student. From this study it was concluded that the adopted methodological and pedagogical strategies increased learning, thereby facilitating the achievement of our goals. It was evident that these strategies were proven effective for the case study, but it may eventually be transversal to all students.
Descrição: Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/4715
Aparece nas colecções:ESD - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RF_MED-2014_AnaMen.pdf2,13 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.