Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/4714
Título: Imagética : estratégia de ensino promotora da melhoria do desempenho técnico e artístico na Técnica de Dança Clássica com os alunos do 7º e 8º ano A da Escola de Dança do Conservatório Nacional
Autor: Abreu, Maria Santos da Cunha de Paiva e Sousa Telo de
Palavras-chave: Técnica de Dança Clássica
Aprendizagem
Motivação
Adolescência
Comunicação e memória
Imagética aplicada à dança
Classical Dance Technique
Learning
Motivation
Adolescence
Communication and memory
Dance Imagery
Data de Defesa: Set-2014
Resumo: O presente Relatório foi elaborado no âmbito do Estágio Profissional (EP), que se insere no Mestrado em Ensino de Dança (MED- 2ªedição) da Escola Superior de Dança (ESD) do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), que decorreu ao longo do ano letivo 2013/2014 na Escola de Dança do Conservatório Nacional (EDCN) na disciplina de Técnica de Dança Clássica (TDC). A amostra com a qual contámos para o desenvolvimento do presente estudo foram as turmas femininas de 7º e 8º Ano de dança, correspondentes ao 11º e 12º ano de formação geral. Tratou-se de um estudo exploratório, que pretendeu observar, compreender, aplicar e avaliar a utilização da imagética enquanto estratégia de ensino promotora da melhoria do desempenho técnico e artístico dos alunos. O trabalho desenvolveu-se em várias fases, e contou com o levantamento bibliográfico da temática abordada, o enquadramento teórico, a observação de aulas e estruturação do trabalho, a aplicação prática do mesmo e a análise dos dados recolhidos ao longo do Estágio. Após recolha e análise dos dados, grelhas de observação, notas de campo, questionários e entrevistas, concluímos que a imagética (estratégia já aplicada de forma regular pela professora Irina Zavialova, professora titular da disciplina), é um recurso a que os alunos respondem de forma positiva, contribuindo para melhorar o seu desempenho técnico e artístico. No que se refere à acção proposta para este estágio, no nosso ponto de vista, contribuiu de forma positiva na promoção do processo de aprendizagem dos conteúdos programáticos estipulados, e promoveu uma melhoria do desempenho técnico e artístico nas turmas onde se desenvolveu o Estágio.
ABSTRACT - This report was prepared under the Professional Stage (EP), which falls within the Master´s Degree in Dance Education ( 2nd edition) of the Higher School of Dance of the Polytechnic Institute of Lisbon, which ran along the 2013/2014 academic year at the National Conservatory of Dance in Classical Dance Technique. The sample with which we relied for the developments of this study were female classes 7th and 8th Year of dance, corresponding to 11st and 12nd years of general education. This was an exploratory study, which aimed to observe, understand and apply Imagery as a promoting teaching strategy to improve the technical and artistic performance of the students. The work was developed in several phases, and featured the bibliographic and survey of the theme, observing lessons and structuring the work to be applied, practical implementation, and analysis of data collected throughout the stage. After collecting and analyzing the data, grids of observation, field notes, questionnaires and interviews, we conclude that imagery, despite being a strategy applied regularly by Irina Zavialova, full professor of course, still raises some questions from the students on their application autonomously. With regard to the proposed action for this stage, in our point of view, contributed positively to the promotion of the learning of the syllabus prescribed, and promoted an improvement of the technical and artistic performance in classes.
Descrição: Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Dança.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/4714
Aparece nas colecções:ESD - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RF_MED-2014_MarAbr.pdf1,61 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.