Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/4711
Título: Fazer, dançar, de dentro : a fusão entre os processos do fazer e do sentir na prática diária da Técnica de Dança Clássica
Autor: Gonçalves, Ana Sofia Castanhinha
Orientador: Nascimento, Vanda Maria dos Santos
Palavras-chave: Técnica de Dança Clássica
Pathos
Expressão
Emoção
Classical Dance Technique
Emotion
Expression
Data de Defesa: Set-2014
Resumo: O presente Relatório Final de Estágio desenvolveu-­‐se no âmbito da área da Técnica de Dança Clássica abraçando o processo ensino-­‐aprendizagem e aprofundando especialmente, a fusão das dimensões físicas e emocionais neste universo de tamanha exigência técnica. Ambicionámos desta feita, não apenas potencializar a dimensão afetiva e emocional nas aulas desta Técnica, de forma a proporcionar a fusão entre os processos do Fazer e do Sentir, como também, entender a importância da motivação presente no discurso retórico do professor como o principal catalisador de tal envolvência. Com implementação na Escola de Dança do Conservatório Nacional -­‐ Escola Cooperante -­‐ o referido Estágio incidiu a sua ação em duas turmas de raparigas do 3º e 4º ano e procurou que a realidade das 18 alunas que constituíram a amostra apontasse, no final do estágio, para uma entrega e uma envolvência emocional mais presente e desenvolvida na prática diária da Técnica de Dança Clássica. Considerando não apenas algumas teorias sobre motivação, afeto e emoção, como também o poder de oratória do professor, com particular enfoque ao Pathos que o envolve, o Estágio que aqui relatamos foi construído sob a metodologia científica Investigação-­‐Ação. Recorreu pois, a alguns instrumentos e técnicas de investigação como grelhas de observação, Diário de Bordo, registos videográficos e inquérito por questionário que foram analisados de acordo com a metodologia aplicada. Levou-­‐se a cabo uma pesquisa de cariz prático, que nos transformou em agentes ativos e participativos, capazes de transformar a realidade dos sujeitos investigados. Assim, foram delineadas várias estratégias para fazer cumprir objetivos propostos a partir das quais, resultaram reflexões que levaram a novos ciclos de ação. O uso de estratégias como: o alertar para a música e os seus ambientes criados; o uso de “Palavras emoção”; o uso de imagens como as cores, narrativas e tramas; a distribuição de “Flores com mensagens dentro”; o próprio discurso entusiasmado como promotor da paixão pela Dança, constituíram alguns dos desafios metodológicos postos em prática nas aulas lecionadas. Através de uma práxis reflexiva sobre os resultados concluiu-­‐se que as 18 alunas que constituíram a amostra desenvolveram uma maior consciência da importância do prazer de dançar e da entrega necessária para atingir a expressão que daí resulta. Ficou-­‐nos igualmente claro que é o professor o principal condutor desse ambiente e que deve fazer parte da sua conduta, a promoção de todos os sentidos do aluno, o desenvolvimento da sua inteligência emocional e da sua felicidade enquanto estudante da Técnica de Dança Clássica.
ABSTRACT - The present Internship Final Report was developed within the Classical Dance Technique area including the teaching-­‐learning process and in a particular way deepening the fusion of the physical and emotional dimensions, in this universe of such demanding technique. This time we strived to not only enhance the affective and emotional dimension in the classes of this subject, providing the fusion among the Doing and Feeling processes, as well as understanding the importance of motivation in the teacher’s rhetorical speech, the main catalyst of such dynamic. The Internship that was implemented at Escola de Dança do Conservatório Nacional – Cooperative School – focused its action on two all-­‐girl classes from the 3rd and 4th grades and sought that the reality of these eighteen students who constituted the sample, would result in a commitment and in a more apparent and developed emotional feature in the daily practice of Classical Dance Technique. Backing beliefs not only in some theories about motivation, affection and emotion as well in the power of the teacher’s oratory, with a special focus on the Pathos that surrounds it. The Internship that hereby is reported was created under the Investigation-­‐Action scientific methodology. It took some instruments and investigation techniques as observation grids, logbooks, videographic records and inquiry by questionnaire, that were analyzed under the applied methodology. A practical research took place turning the researchers into active and collaborative agents, capable of transforming the investigated subjects realities. Therefore, many strategies were defined in order to fulfill the purposed goals, which resulted in many reflections that led to new cycles of action. Using strategies like: alert to the music and its atmosphere; the use of “Emotion Words”; the use of images like colours, narratives and plots; handing out “Flowers with messages inside”; using an enthusiastic speech as a promoter of the passion for Dance, were some of the methodological challenges applied in the lessons. Through a reflexive praxis about the results, this report concludes that all the eighteen students developed a bigger awareness of the importance of pleasure in dancing and the necessary commitment to achieve the resulting expression. It is clear to us that the teacher has the leading role in this atmosphere and that this should be a part of his/her conduct to enhance all senses of the students, to develop the emotional intelligence and His/her happiness as a Classical Dance Technique student.
Descrição: Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Dança.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/4711
Aparece nas colecções:ESD - Dissertações de Mestrado

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