Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/4698
Título: Concepções dos professores sobre a disciplina de interpretação do curso profissional de artes do espetáculo
Autor: Nunes, Alfredo dos Santos Pereira
Orientador: Falcão, Miguel
Palavras-chave: Educação artística
Teatro
Educação
Curso profissional
Artes do espetáculo
Interpretação
Data de Defesa: Jul-2015
Citação: Nunes, A. S. P. (2015). Concepções dos professores sobre a disciplina de interpretação do curso profissional de artes do espetáculo [Dissertação de mestrado] Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa, Lisboa
Resumo: As concepções dos professores...
As conceções dos professores sobre a disciplina de Interpretação, do Curso Profissional de Artes do Espetáculo, constituem um tema acerca do qual não têm sido realizados estudos académicos. Enquadrada no paradigma interpretativo e numa abordagem qualitativa, esta investigação assume características de um estudo descritivo e exploratório e encontra-se focada em quatro objetivos gerais: traçar um perfil, académico e profissional, dos professores da disciplina de Interpretação; reconhecer as perspetivas dos professores de Teatro sobre Interpretação e outras dimensões artísticas e técnicas do espetáculo; identificar especificidades no desenvolvimento curricular da disciplina; sistematizar um quadro de referências teórico-práticas que permita compreender as opções sobre Educação Artística e Teatro no contexto do ensino secundário profissional. A amostra é constituída por seis professores de escolas do ensino secundário público da região de Lisboa, a lecionar a disciplina de Interpretação do Curso Profissional de Artes do Espetáculo no ano letivo de 2011-2012, a quem foram realizadas entrevistas semidiretivas. Os resultados da análise de conteúdo das entrevistas e dos documentos privilegiados para o estudo, entre os quais o programa da disciplina, são devidamente sistematizados, interpretados e triangulados, também à luz do quadro teórico definido, no qual têm relevo autores como Azevedo (2003), Cerqueira & Martins (2011), Courtney (2003) e Leontiev (2000). Os resultados obtidos permitem afirmar, entre outras conclusões, que: existe ambiguidade na definição das habilitações académicas e profissionais para a lecionação da disciplina, agravada pela inexistência de um grupo de recrutamento específico para a docência de Teatro; advêm mais-valias muito positivas das práticas interdisciplinares que existem entre a Interpretação e as disciplinas das componentes técnica, científica e sociocultural; a Interpretação mobiliza uma atitude participativa dos alunos, das escolas e das instituições parceiras do curso, bem como incentiva a descoberta e a partilha das linguagens específicas do trabalho do Ator, do Teatro e das Artes em geral.
Résumée Les conceptions des enseignants sur la discipline d’Interprétation du Cours professionnel d’arts du spectacle est un sujet sur lequel il n'y a pas d'études académiques. Encadrée dans le paradigme interprétatif et dans une approche qualitative, cette recherche prends les caractéristiques d'une étude descriptive et est axée sur quatre grands objectifs: tracer un profil académique et professionnelle des enseignants de la discipline d’interprétation; reconnaître les perspectives des enseignants de Théâtre sur l'interprétation et autres aspects artistiques et techniques du spectacle; identifier les spécificités du programme d’études de la discipline; systématiser un cadre de références théoriques et pratiques afin de comprendre les options sur l'Education Artistique et le Théâtre dans le cadre de l'enseignement secondaire professionnel. L’échantillon est composé de six professeurs d’écoles publiques de l'enseignement secondaire de la région de Lisbonne, qui enseignaient la discipline d’Interprétation du Cours professionnel d’arts du spectacle au cours de l'année scolaire 2011-2012, à qui on été menés des interviews semi-directives. Les résultats de l'analyse du contenu des interviews et des documents privilégiés pour l'étude, y compris le programme du cours, furent correctement systématisés, interprétés et triangulés suivant le cadre théorique défini, dans lequel on met en relief Azevedo (2003), Cerqueira & Martins (2011), Courtney (2003) ou Leontiev (2000). Les résultats obtenus nous permettent d'affirmer, entre autres conclusions, qu’il existe une ambiguïté dans la définition des qualifications académiques et professionnelles pour l’enseignement de la discipline, aggravées par l'absence d'un groupe spécifique de recrutement pour l'enseignement de la discipline de Théâtre; la constatation d’une valeur ajoutée très positive dans les pratiques interdisciplinaires entre l'interprétation et les disciplines de composants techniques, scientifiques et socioculturelles; que l'Interprétation implique une attitude participative des élèves, les écoles et les institutions partenaires du cours aussi bien qu’elle encourage la découverte et le partage des langages spécifiques du travail de l'acteur, du théâtre et des arts en général.
Descrição: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Artística na especialização de Teatro na Educação
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/4698
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