Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/4668
Título: Os projetos de literacia financeira como prática de responsabilidade social corporativa: caso Cetelem
Autor: Rolim, Vanessa Raquel Gomes
Orientador: Raposo, Ana Luísa Canelas Rasquilho
Palavras-chave: Relações públicas
Responsabilidade social corporativa
Literacia financeira
Cetelem
Public relations
Corporate social responsibility
Financial literacy
Cetelem
Data de Defesa: Nov-2014
Editora: Escola Superior de Comunicação Social
Citação: Rolim,Vanessa Raquel Gomes - Os projetos de literacia financeira como prática de responsabilidade social corporativa: casoCetelem. Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2014. Dissertação de Mestrado.
Resumo: A atividade de Relações Públicas (RP) assume uma função estratégica de mediação da relação entre a organização e o seu ambiente, desempenhando um papel fundamental em diferentes áreas de intervenção, nomeadamente na Responsabilidade Social Corporativa (RSC). A RSC é aqui entendida como a integração voluntária de preocupações sociais, económicas ou ambientais por parte das organizações nas suas atividades e relações com o seu ambiente, materializando-se através de práticas que possam dar um contributo positivo em aspetos relevantes para a sociedade. Uma das características da sociedade atual é a vulnerabilidade do contexto socioeconómico, quer pelas baixas taxas de poupança, pelo crescente desemprego, pelo elevado número de população envelhecida, pelo reduzido número de população ativa ou pela incompreensão da complexidade dos produtos e serviços financeiros. Neste contexto, as organizações do sector financeiro têm desenvolvido práticas de RSC, nomeadamente projetos de Literacia Financeira que têm como objetivo contribuir para uma sociedade mais informada, com melhores atitudes e comportamentos relativamente a questões financeiras. Pretende-se com este trabalho perceber como a Literacia Financeira é uma preocupação dentro das organizações do sector financeiro, no âmbito das suas práticas de RSC, apresentando especificamente o projeto de Literacia Financeira da Cetelem.
ABSTRACT: The Public Relations (PR) roleassumes a strategic function of relation’s mediation between the organization and their stakeholders, playing a fundamental role in different areas of intervention, namely the Corporate Social Responsibility (CSR). The Corporate Social Responsibility (CSR) is about to understand as a volunteer integration of social, economic or environmental concerning by organizations in their activities with stakeholders, materialized through practices that can provide a positive contribute in society’s relevant issues. One of the features of society is the vulnerability of current social and economic context: low saving rates, growing unemployment, aging of population, low active population and incomprehension of financial services and products. In this context, the financial organizations have been developing corporative social responsibility practices, namely Financial Literacy projects that have as goal contribute to a more informed society with better behavior about financial issues. We pretend with this dissertation understand how Financial Literacy is a concern inside financial institutions, looking specifically to the financial literacy project of Cetelem.
Descrição: Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/4668
Aparece nas colecções:ESCS - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE FINAL_VANESSA ROLIM_6 DE NOVEMBRO.pdf2,18 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.