Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/4667
Título: O perfil do profissional de Relações Públicas na era da comunicação digital
Autor: Paules, Silvana Daniela Fonseca
Orientador: Eiró-Gomes, Mafalda
Jorge, Nuno da Silva
Palavras-chave: Relações Públicas
Competências profissionais
Profissionais de relações públicas
Comunicação digital
Social media
Public relations
Professional skills
Public relations professionals
Digital communication
Data de Defesa: Set-2014
Editora: Escola Superior de Comunicação Social
Citação: Paules, Silvana Daniela Fonseca - O perfil do profissional de Relações Públicas na era da comunicação digital. Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2014. Dissertação de Mestrado.
Resumo: A evolução tecnológica a que temos assistido, muito contribui para a existência de mudanças a nível social, alterando a forma como as pessoas comunicam. Da mesma forma, as Relações Públicas e os seus profissionais têm, também, vindo a sofrer essas mudanças, necessitando de se adaptar aos novos contextos. Compreendendo as alterações causadas por estes novos contextos online, os profissionais de Relações Públicas vêem-se obrigados a lidar com uma nova forma de comunicar que, se por um lado, coloca as organizações mais próximas dos públicos, por outro, torna-as também mais expostas. Esta nova realidade exige que o profissional seja capaz de pensar estrategicamente com vista a delimitar a melhor forma de chegar ao seu público, recorrendo, muitas vezes, à utilização dos novos canais online. Pretende-se, com este trabalho final de mestrado, estudar a forma como os profissionais de Relações Públicas se têm adaptado a esta nova era da comunicação, conhecendo e reflectindo sobre quais as suas características e que tipo de capacidades e competências deverão apresentar.
The technological evolution that we have been witnessing has had a strong role producing changes in social level, modifying the way people communicate. In a similar way, Public Relations and its practitioners have been experiencing those changes. Therefore, they have had the need to adapt to new contexts. Due to the changes caused by new online contexts, PR practitioners are forced to deal with a new form of communication, which, in one way, puts organizations closer to the publics but, in other way, gives them a bigger exposure. This new reality demands that the practitioner is able to think strategically in order to define the best way to reach its publics, often making use of online channels. The goals of this master’s final work are to study the way how PR practitioners have been adapting to this “new age” of communication, knowing and thinking about which characteristics they should present and which capabilities and competences they should have.
Descrição: Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/4667
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