Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/4660
Título: As Relações Públicas e a gestão de artistas numa editora musical
Autor: Carrasquinho, Filipa Catarina Santos
Orientador: Centeno, Maria João Anastácio
Palavras-chave: Relações Públicas
Indústrias culturais
Gestão de artistas
Editoras musicais
Música
Public Relations
Cultural industries
Artist management
Music publishing companies
Music
Data de Defesa: Nov-2014
Editora: Escola Superior de Comunicação Social
Citação: Carrasquinho, Filipa Catarina Santos - As Relações Públicas e a gestão de artistas numa editora musical. Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2014. Trabalho de Projeto.
Resumo: As Indústrias Culturais versam sobre produtos culturais que surgem com o padrão de troca e venda, fazendo com que ganhem um estatuto simbólico. A música faz parte desses produtos e integra, de tal forma, o quotidiano que não lhe damos a consideração necessária, principalmente os aspectos que dizem respeito a tudo o que está antes do produto final, ou seja, a música a que temos acesso através de diferentes meios. Partindo de uma hipótese que se veio a demonstrar válida, as editoras musicais em Portugal não integram a gestão dos seus artistas na própria empresa, o que faz com que percam cada vez mais talentos. Apresenta-se neste trabalho de projecto uma estratégia de comunicação, visando a integração nas editoras e mais-valia da gestão das carreiras dos artistas exercida como forma de progressão e dinamização do trabalho de novos talentos. Dois temas emergem como centrais, nomeadamente o contributo das Relações Públicas a Gestão de Artistas. Transversal a todo o trabalho encontra‐se presente a noção de Indústrias Culturais e a sua evolução, centrando‐se no produto cultural em questão, a música. Defende-se que as Relações Públicas podem ser uma mais-valia desde que entendidas como fator estratégico para que a gestão de artistas seja executada dentro de uma editora musical e apresenta‐se um plano de comunicação subordinado ao tema: “As Relações Públicas e a Gestão de Artistas numa editora musical”. Na primeira parte apresenta-se uma revisão da literatura sobre os temas: Indústrias Culturais e a sua evolução enquanto conceito e temas subjacentes e as Relações Públicas. Na segunda parte, apresenta-se a temática da Gestão de artistas e o projecto a desenvolver pela Sony Music Entertainment para integrar nas suas actividades a gestão de artistas. Para que o projecto beneficie a editora, foram aplicadas metodologias de carácter qualitativo que permitiram identificar os principais públicos e desenvolver a estratégia.
Cultural Industries deal with cultural products that come as standard for exchange and sale, causing them to gain a symbolic status. Music is part of these products and integrates so every day that we do not give the necessary consideration, particularly the aspects that relate to all that is before the final product, ie, the music we have access through diferente media. Starting froma hypothesis that came to show valid, music publishing companies in Portugal do not integrate the management of its artists in the company itself, which causes them to lose more and more talents. We present in this paper the design of a communication strategy, aimed at integrating the music publishing companies and asset management that pursued as a means of progression and promotion of the work of new talents. Two themes emerge as central, namely the contribution of Public Relations and Artist Management. Across the entire work is this notion of Cultural Industries and its evolution, focusing on the cultural product in question, the music. It is argued that PRcan be an asset since understood as a strategic factor for the management of artists to run with in a music publishing company and we present a communication planon the theme: "Public relations and the managing Artists in a music publishing company". The first part presents a literature review on the topics: Cultural Industries and its evolution as a concept and underlying themes and Public Relations. The second part presents the theme of management of artists and the project to be developed by Sony Music Entertainment to integrate in their activities the management of artists. So that the project benefits the music publishing company, methodologies of qualitative character were applied to identify the main public and develop the strategy.
Descrição: Trabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/4660
Aparece nas colecções:ESCS - Dissertações de Mestrado

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