Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/4656
Título: As fontes de informação online e a influência na reputação das organizações
Autor: Sarmento, Ângela Freire
Orientador: Mendes, António Marques
Palavras-chave: Reputação
Stakeholders
Fontes de informação online
Formação de opinião
Seguros
Reputation
Stakeholders
Online information sources
Opinion formation
Insurances
Data de Defesa: Nov-2014
Editora: Escola Superior de Comunicação Social
Citação: Sarmento, Ângela Freire - As fontes de informação online e a influência na reputação das organizações. Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2014. Dissertação de Mestrado.
Resumo: A variedade de conteúdos e plataformas que a internet apresenta, permite aos utilizadores recorrer às mais diversas fontes de informação online, na hora de formarem opinião sobre uma organização. Apesar de a reputação não ser controlada pelas organizações, surge a partir das percepções que os stakeholders têm das organizações, criadas com base nas acções das mesmas. Aquilo que é dito sobre as organizações também pesa na hora dos stakeholders formarem uma opinião, daí a importância de perceber quais as fontes online a que mais recorrem. Na presente dissertação avalia-se quais as fontes de informação online que os utilizadorespreferem na hora de formar uma opinião sobre uma Seguradora, se dentro dessas fontes preferem as que são controladas pela organização, ou não, e se partilham as suas experiências e opiniões acerca do sector Segurador nos meios online. O estudo foi desenvolvido através do método quantitativo, com recurso ao questionário online, aplicado a uma amostra não probabilística por conveniência (n=244). Os resultados indicam que apesar dos utilizadores darem muita importância às opiniões de amigos e familiares, no que às fontes de informação online diz respeito, têm especial preferência pelo website oficial da Seguradora e partilham algumas vezes as suas experiências e opiniões online.
The diversity of contents and platforms that Internet has to offer, allow users to resort a lot of online information sources, in the time of build an opinion about an organisation. Despite of reputation can’t be controlled by the organisations, it comes from the perceptions that stakeholders have of the organisations, based on the actions they have. What is said about the organisations also counts in the time of the stakeholders create an opinion, that’s why it is so important to understand which online information sources they prefer. In this dissertation is evaluated which online information sources users prefer in the time of create an opinion about an Insurance company, of these sources if they prefer those controlled by the organisation, or not, and if they share their experiences and opinions about the Insurance sector in the online media. The study was developed through the quantitative method, with resource to the online inquiry, applied to a non-probabilistic sample by convenience (n=244). The results show that although the users give a lot of importance to the opinions of friends and familiars, regarding the online information sources, they prefer the official website of the Insurance company and sometimes they share their experiences and opinions online.
Descrição: Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/4656
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