Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/4646
Título: Estudo de caso de malformação congénita, com quantificação do êmbolo em 4 sistemas de suspensão para próteses endosqueléticas transtibiais com encaixe TSB
Outros títulos: Case study of a congenital malformation with piston quantification in 4 suspension systems for transtibial modular prostheses with a TSB socket
Autor: Matos, José Pedro
Briôa, Mário
Cunha, Gilda
Eiras, Margarida
Ribeiro, Margarida
Palavras-chave: Ortoprotesia
Prótese
Efeito de êmbolo
Transtibial
Liners
Sistema de suspensão
Prosthetics
Piston effect
Suspension system
Orthotics
Data: Mai-2015
Editora: Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa
Citação: Matos JF, Briôa M, Cunha G, Eiras M, Ribeiro M. Estudo de caso de malformação congénita, com quantificação do êmbolo em 4 sistemas de suspensão para próteses endosqueléticas transtibiais com encaixe TSB. Saúde & Tecnologia. 2015;(13):27-33.
Resumo: Introdução – O efeito de êmbolo é um dos principais problemas relacionados com a eficácia de uma prótese. Uma diminuição do mesmo pode levar a uma marcha mais natural através do aumento da propriocetividade. Objetivos – Verificar se existe diferença de valores do efeito de êmbolo entre vários sistemas de suspensão para próteses transtibiais com a utilização de Liners e testar a aplicação de testes de imagiologia na análise da melhor solução protésica para um determinado indivíduo. Metodologia – Foi obtida uma radiografia da prótese em carga na posição ortostática, mantendo o peso do indivíduo igualmente distribuído pelos dois pés. Seguidamente foi realizada outra radiografia no plano sagital com o joelho com 30° de flexão, com a prótese suspensa e um peso de 5kg aplicado na extremidade distal da mesma durante 30 seg. Através destes dois exames efetuaram-se as medições do êmbolo para cada tipo de sistema de suspensão. Resultados – Dos quatro sistemas estudados apenas três apresentam valores de êmbolo, visto que um dos sistemas não criou suspensão suficiente para suportar o peso colocado na extremidade distal da prótese. Através das medições realizadas nos exames imagiológicos dos três sistemas pudemos encontrar variações de efeito de êmbolo que vão dos 47,91mm aos 72,55mm. Conclusão – Através da realização do estudo imagiológico verificaram-se diferenças a nível do efeito de êmbolo nos vários sistemas de suspensão, provando que esta é uma ferramenta viável na avaliação do mesmo. Também através da análise dos resultados ficou notório que o sistema de suspensão Vacuum Assisted Suspention System (VASS) é o que apresenta menos êmbolo.
ABSTRACT: Introduction – The piston effect is one of the main problems regarding the effectiveness of prosthesis. A decrease of the piston effect can lead to a more natural gait by increasing proprioceptivity. Objectives – Check if there is a difference in piston effect values among various suspension systems for transtibial prosthesis with the use of Liners, and test the application of imaging tests in the analysis of the better prosthetic solution for a particular individual. Methods – Radiography of the prosthesis, in charge, in the orthostatic position, keeping the weight of the amputee equally distributed on both feet. Then was held another x-ray in the saggittal plane with the knee flexed at 30° with a weight of 5kg applied at the distal end of the prosthesis during 30sec. After these two exams the measurements for each type of suspension system was taken. Results – Of the four studied systems only three have piston values since one of the systems did not create enough suspension to withstand the weight placed on the distal end of the prosthesis. Through the radiology exams performed, measurements of the three systems could find piston effect variations ranging from 47.91mm to 72.55mm. Conclusion – By performing the imaging study there were differences at the level of the piston effect in the various suspension systems, proving that this is a viable tool in the evaluation of the piston effect. Also through the analysis of the results was notorious that the suspension system Vacuum Assisted Suspention System (VASS) is what presents less piston effect.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/4646
ISSN: 1646-9704
Versão do Editor: https://web.estesl.ipl.pt/ojs/index.php/ST/article/view/1184
Aparece nas colecções:ESTeSL - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Estudo de caso de malformação congénita, com quantificação do êmbolo.pdf906,17 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.