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Título: A divulgação da responsabilidade social empresarial nas empresas do PSI Geral da Euronext Lisboa (2012-2013): relatórios de sustentabilidade vs. divulgação online
Autor: Silva, Ana Rita Mendes
Orientador: Carvalho, Fernando Paulo Marques de
Pinheiro, Pedro Miguel Batista
Palavras-chave: Divulgação voluntária
Responsabilidade social empresarial
GRI (Global Reporting Initiative)
Presença online
Voluntary disclosure
Corporate social responsibility
Online presence
Data de Defesa: Out-2014
Resumo: O presente estudo tem como objetivo, através dos dados disponibilizados pelas Empresas cotadas no PSI Geral da Euronext Lisboa (excluindo as Sociedade Anónimas Desportivas, nos anos 2012 e 2013), analisar o nível de divulgação de informação voluntária sobre Responsabilidade Social Empresarial quer nos Relatórios de Sustentabilidade, baseados no referencial da GRI (versão G3.0), quer na Presença Online (websites e redes sociais) destas Empresas. Procedeu-se à leitura dos Relatórios de Sustentabilidade (ou dos Relatórios Únicos de Gestão) publicados pelas Empresas nos anos de 2012 e 2013, quando disponibilizados por estas a fim de determinar quais os indicadores (e aspetos) mais (e menos) divulgados relativamente a cada desempenho (económico, ambiental e social) e verificar a evolução destes no período em análise. Posteriormente, procedeu-se à análise dos websites e redes sociais (Facebook e LinkedIn) considerando as variáveis definidas com o objetivo de verificar se estas Empresas têm Presença Online e se divulgam igualmente informação sobre Responsabilidade Social Empresarial online. Destas análises, conclui-se que em média o nível de divulgação dos 79 indicadores (nos Relatórios de Sustentabilidade), ronda os 28% e 35%, verificando-se uma evolução negativa generalizada no nível de divulgação. Relativamente à Presença Online, verificou-se que estas Empresas divulgam igualmente informação online, recorrendo principalmente aos websites institucionais. Observou-se que a Rendibilidade, a Dimensão e o Setor contribuem para a divulgação de informação. Contudo, o Endividamento não é um fator influenciador. Em conformidade com os resultados obtidos, conclui-se que a divulgação da informação sobre Responsabilidade Social Empresarial por parte das Empresas portuguesas é ainda reduzida e verifica-se particularmente nas áreas do desempenho ambiental e social.
The objective of this study is to analyse the level of voluntary accounting information about Corporate Social Responsibility either on Sustainability Reports based on the framework of GRI (version 3.0) or on the Online Presence (websites and social networks) of these companies. This goal is achieved through the analysis of data provided by companies listed on Euronext Lisbon (PSI Geral Index), excluding Sports Companies, in the years 2012 and 2013. Bearing that in mind, it was done a content analysis based on available Sustainability Reports (or Sole Management Reports) published by Companies, concerning the economic years of 2012 and 2013. This analysis was done in order to determine the most and least disclosed indicators (and aspects) for each economic, environmental and social performance and to verify their evolution in the period under analysis. Afterwards, we have proceeded with the analysis of websites and social networks (Facebook and LinkedIn), considering the defined variables in order to verify whether these companies have online presence and also if they disclose information about online Corporate Social Responsibility. As a result of these analyses, we have come to the conclusion that, on average, the level of disclosure of the 79 indicators (in Sustainability Reports), is around 28% and 35%. We could verify that there was a general negative development in the level of disclosure. Regarding Online Presence, it was found that these companies also disclose information online, especially using the institutional websites. It was observed that the profitability and the dimension factors as well as the business sector contribute to the disclosure of information. However, the debt is not an influencing factor. According to the obtained results, we have concluded that Portuguese companies still disclose little information on Corporate Social Responsibility and the disclosed information is mainly on the areas of environmental and social performance.
Descrição: Mestrado em Contabilidade
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/4638
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