Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/4623
Título: O contrato psicológico no empreendedorismo : o contrato como fonte de inovação
Autor: Rego, João Miguel Martins
Orientador: Martins, José Duarte Moleiro
Palavras-chave: Inovação
Cultura organizacional
Contrato psicológico
Empreendedorismo
Gestão de recursos humanos
Innovation
Organizational culture
Psychological contract
Entrepreneurship
Human resource management
Data de Defesa: Mar-2015
Resumo: A elevada competitividade dos mercados têm influenciado cada vez mais as organizações nas decisões relativas a reestruturações. Tais reestruturações têm impacto na relação entre empregado e empregador, sobretudo com atualmente existir menor segurança de emprego e menor lealdade, o que faz com que as perceções dos deveres do empregado para com a organização e vice-versa estejam em causa. As perceções de tais deveres, ou obrigações percecionadas, são a fonte na adoção e utilização comportamentos relacionados com a motivação e a inovação. A literatura sobre a inovação tem demonstrado cada vez mais importância na partilha de conhecimento e na gestão de capital intelectual, proveniente na gestão dos recursos humanos. Contudo, existe influência de fatores relacionados com o bem-estar e disposição na partilha de conhecimento. A literatura sobre contrato psicológico demonstra que a sua evolução está correlacionada com Fatores organizacionais, como as práticas de gestão de recursos humanos e valores transmitidos. Este estudo tem o principal objetivo de contribuir para um melhor entendimento do impacto do contrato psicológico na inovação, demonstrando os impactos da sua existência e eventual quebra. Para tal, utilizou-se dado secundários obtidos através de inquérito por questionário, realizado em tese relacionado com a temática. Os resultados mostram a influência do contrato psicológico a da sua quebra na utilização de comportamentos relacionados com a inovação, podendo assumir certos comportamentos como resultados de certas práticas organizacionais, de modo a possibilitar a utilização dos mais beneficiários para a inovação.
The high competitive markets have increasingly influenced organizations in decisions related to restructuring. Such restructurings have impact on the relationship between employee and employer, especially with when currently there is less job security and less loyalty, which causes the perceptions of the duties of the employee to the organization and vice versa be at risk. The perceptions of such duties, or obligations, are the source in the adoption and usage of behaviors related to motivation and innovation. The literature on innovation has proven an increase in importance of knowledge sharing and management of intellectual capital, from the management of human resources. However, there is influence of factors related to welfare provision on the sharing of knowledge. The literature on psychological contract shows that its evolution is correlated with organizational variables such as management practices, human resources and values transmitted. This study has the main objective to contribute to a better understanding of the impact of psychological contract on innovation, demonstrating the impacts of its existence and eventual breakdown. For this, we used secondary data obtained through questionnaire survey, conducted in a thesis related to the theme. The results shows the influence of the psychological contract breach in its use of innovation-related behaviors, and usage of certain behaviors as a result of certain organizational practices, to enable the use of the beneficiaries to innovate.
Descrição: Mestrado em Gestão e Empreendedorismo
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/4623
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