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Título: Marketing : a (ir)racionalidade dos consumidores, numa perspetiva empreendedora
Autor: Santos, Ana Carolina
Orientador: Nunes, Carlos Manuel da Silva
Ferro, Maria João
Palavras-chave: Marketing
Comportamento do consumidor
Racionalidade
Economia comportamental
Decoy
Consumer behavior
Behavioral economics
Data de Defesa: Mar-2015
Resumo: Os estudos sobre marketing e empreendedorismo, ao longo dos anos, têm sido abordados e realizados por diversos autores mas sem uma ligação directa, entre si. Assim é proposta, desta dissertação, permitir relacioná-los de forma a perceber como é que o marketing, ao ser devidamente implementado, pode auxiliar na atividade do empreendedor, de modo a alcançar uma vantagem competitiva sustentável. E, tão ou mais importante, permitir que o empreendedor supere a fase inicial, na qual a mortalidade empresarial é elevada. Relacionado ainda com a temática do marketing, o comportamento do consumidor e o seu processo de tomada de decisão são temas amplamente abordados ao longo do tempo, não só pelos profissionais de marketing, como pelos economistas relativamente ao estudo da racionalidade dos consumidores no momento da compra. A racionalidade tem vindo a ser discutida pelos vários especialistas da área da economia e da psicologia, e questionada, essencialmente, na temática da economia comportamental. Neste trabalho pretende-se abordar alguns destes conceitos, relacionados com as várias opiniões de autores que desenvolvem investigação nestas áreas, para tentar perceber, então, o que está em causa nos indivíduos no momento da compra, e tentar responder às questões: será que os consumidores são racionais no momento da compra dos seus produtos, ou serão irracionais? Será que é o Marketing a funcionar no momento em que os indivíduos estão a adquirir os seus produtos ou serviços? E sendo a resposta positiva, pode o empreendedor utilizar essa “função” do Marketing para seu proveito? No decorrer deste trabalho serão abordadas estas problemáticas, apresentando e analisando inquéritos, por questionário, realizados a indivíduos, com o propósito de entender duas temáticas: a racionalidade/irracionalidade do consumidor na compra de produtos e como é que o marketing e as suas ferramentas podem auxiliar o empreendedor no seu negócio, aprofundando o conceito de chamariz (decoy).
Over the last years, Marketing and entrepreneurship studies have been addressed by a wide range of authors but without establishing a direct connection between them. So, in this thesis, it is intended to relate those studies in such a way that allows us to understand how marketing, when properly implemented, can help the entrepreneurial activity in order to achieve a sustainable competitive advantage. And, as importantly (perhaps most importantly), allow the entrepreneur to overcome the initial stage, in which there is high enterprise mortality. Still related with the marketing theme, the consumer behavior and their decision-making process have been widely discussed throughout time, not only by the marketing professionals, but also by the economists regarding the study of consumers’ rationality on the purchase moment. The rationality has been debated, by the various specialists in economy and psychology, in relation to behavioral economics. This thesis aims to address some of these concepts, which are related to a various number of opinions from different authors who make their researches in these areas, trying to understand what are the issues of the individuals at the time of the purchase, and trying to answer the following questions: Are the consumers rational when they are buying their products, or are they irrational? Is the marketing functioning at the moment that the individuals are purchasing their products or services? And if the answer is positive, can the entrepreneurs use that marketing “tool” for their advantage? During this thesis, these issues are going to be addressed, by the presentation and analysis of surveys and by approaching some individuals with questionnaires and analyzing its results, with the core purpose of understanding two themes: the rationality/irrationality of the consumers at moment of buying products and how does the marketing (and its tools) assist the entrepreneur on its business, by going deep in the concept of decoy.
Descrição: Mestrado em Gestão e Empreendedorismo
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/4617
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