Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/4606
Título: Contributos para o desenvolvimento de um modelo de avaliação do capital intelectual em instituições de ensino superior
Autor: Ferreira, Ana Cristina Letras
Orientador: Martins, José Moleiro
Martins, Hélder Fanha
Palavras-chave: Conhecimento
Capital intelectual
Instituições de Ensino Superior
Modelos de mensuração de capital intelectual
Knowledge
Intellectual capital
Higher education institutions
IC measurement models
Data de Defesa: Set-2014
Resumo: O presente trabalho tem como principal objectivo analisar o estado do capital intelectual numa instituição de ensino superior através da elaboração de indicadores que permitam avaliar o capital intelectual de um curso de mestrado dessa instituição. Para tal, numa primeira fase, realizou-se uma pesquisa em torno da abordagem à gestão do conhecimento, particularizando a análise nos temas que mais se relacionavam com o capital intelectual. Foram apresentadas as principais teorias de acordo com os autores que se dedicam a esta área do saber, primeiro em torno da noção de conhecimento, depois da teoria do conhecimento e por último da gestão do conhecimento e do capital intelectual. No subcapítulo respeitante ao capital intelectual, para além de apresentar a sua definição e contextualização, foi também dado destaque aos modelos de medição do mesmo. Baseando-nos na análise de alguns desses modelos, foram definidos indicadores com o objectivo de analisar o capital intelectual de uma instituição de ensino superior pública e mais concretamente um dos seus cursos de mestrado.
The current study has as main aim the analysis of intellectual capital in a higher education institution through the construction of indicators to assess this type of capital in a graduate master course of that institution. As such, in a first phase, a research was carried out approaching knowledge management, detailing the analysis of the topics closer to intellectual capital. The main theories and authors of this area were presented, first considering the notion of knowledge, knowledge theory, knowledge management and intellectual capital. In the chapter regarding intellectual capital, besides presenting a definition and context, the measurement models were underlined. Based on the analysis of some of those models, indicators were constructed with the objective of analyzing intellectual capital of a public higher education institution and in one of the graduate master courses.
Descrição: Mestrado em Gestão e Empreendedorismo
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/4606
Aparece nas colecções:ISCAL - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_v28Fevereiro2015_Final (5).pdf886,81 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.