Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/4598
Título: Gestão do conhecimento : estudo de caso Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve
Autor: Rosa, Andreia Filipa Marreiros da
Orientador: Martins, José Moleiro
Palavras-chave: Conhecimento
Gestão do conhecimento
Criação do conhecimento
Estrutura organizacional
Knowledge
Knowledge management
Knowledge creating
Organizational structure
Data de Defesa: Nov-2014
Resumo: A economia centra-se na utilização do conhecimento enquanto alavanca para assegurar a competitividade, no entanto, algumas empresas não exploram as suas verdadeiras potencialidades uma vez que não reconhecem o significado da gestão do conhecimento. A gestão do conhecimento diz respeito à sistematização do conhecimento e informação disponível numa organização através de um conjunto de processos (criação, partilha, manutenção) que combinados com os recursos humanos e tecnológicos, permitem fomentar a inovação e atingir os objetivos organizacionais. Uma organização mais cedo ou mais tarde acaba criando um novo conhecimento. O processo de criação do conhecimento, é fundamental para a organização, sendo um processo em espiral, começa no nível individual e vai subindo, ampliando e interagindo os departamentos das organizações, que une o conhecimento tácito e explícito. A estrutura da organizacional é muito importante para a efetividade da gestão do conhecimento, é a partir da Estrutura Organizacional, que os fluxos informacionais desenvolvem-se.
The economy focuses on the use of knowledge as a lever to ensure competitiveness, however, some companies do not exploit their true potential since it does not recognize the significance of knowledge management. Knowledge management concerns the systematization of knowledge and information available in an organization through a set of processes (creation, sharing, maintenance) which combined with the human and technological resources, allow foster innovation and achieve organizational objectives. An organization sooner or later ends up creating new knowledge. The process of knowledge creating, is critical to the organization, being a spiral process, starts at the individual level and goes up, expanding and interacting departments of organizations joining the tacit and explicit knowledge. The organizational structure is very important for the effectiveness of knowledge management, is from the Organizational Structure, the informational flows develop.
Descrição: Mestrado em Gestão e Empreendedorismo
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/4598
Aparece nas colecções:ISCAL - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
MGE_Dissertação_AndreiaRosa.pdf1,1 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.