Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/4592
Título: Avaliação de desempenho docente e seus atores
Autor: Duarte, Ana Maria Caldeira
Orientador: Leite, Teresa
Palavras-chave: Avaliação de desempenho docente
Supervisão pedagógica
Desenvolvimento profissional
Professional development
Evaluation of teaching performance
Pedagogical supervision
Data de Defesa: Mai-2015
Citação: Duarte, A. M. C. (2015). Avaliação de desempenho docente e seus atores [Dissertação de mestrado] Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa, Lisboa
Resumo: Este estudo incide sobre a avaliação de desempenho docente e o papel da supervisão nesse processo, tendo por base as alterações introduzidas pela tutela e pelas escolas em 2012. O estudo tem como objetivo geral conhecer as conceções dos professores avaliadores e avaliados sobre o papel da supervisão na avaliação de desempenho, procurando, em termos mais específicos: i) conhecer a opinião dos docentes sobre a avaliação docente; ii) caraterizar a experiência enquanto avaliador ou avaliado; iii) identificar os processos supervisivos desenvolvidos no processo de avaliação de desempenho; iv) identificar os possíveis efeitos da ADD no desenvolvimento profissional. Para a consecução destes objetivos, desenvolvemos um estudo qualitativo, de caráter exploratório, que teve como participantes 8 professores – 4 professores avaliadores (internos e externos) e 4 professores avaliados. Foi elaborada uma matriz comum para os guiões de entrevistas semiestruturadas, o que permitiu comparar os resultados dos dois subgrupos de entrevistados. As entrevistas foram tratadas por análise de conteúdo. Os resultados mostram que, quando os docentes equacionam a avaliação de desempenho em termos abstratos, têm sobre ela uma perspetiva formativa, mas esta desaparece quando se referem ao modelo vigente e ao processo efetivamente vivido na sua escola. A relação entre avaliador e avaliado é o fator determinante na satisfação ou insatisfação com o processo por eles experienciado. Os entrevistados consideram ainda que não existiu verdadeira supervisão e que a observação de aulas foi superficial e formal. Em termos gerais, os docentes concluem que a avaliação de desempenho não contribuiu para o seu desenvolvimento profissional. Embora contextualizados a uma dada escola, estes resultados, quando comparados com os de outros estudos realizados no ciclo avaliativo anterior, sugerem que as alterações introduzidas pelos normativos de 2012 não modificaram a perceção dos docentes relativamente à avaliação de desempenho.
ABSTRACT This study focuses on the evaluation of teacher performance and the role of supervision in this process, based on the changes introduced by the authority and schools in 2012. The study has general objective to know the conceptions of evaluators and evaluated teachers on the role of supervision in performance assessment, in more specific terms: i) to know the teachers views on teacher evaluation; ii) characterize the experience as evaluator or evaluated; iii) identify supervision processes developed in the performance evaluation process; iv) identify the possible effects of ADD in professional development. To achieve these goals, we developed a qualitative exploratory study, which was attended by 8 teachers - 4 evaluators teachers (internal and external) and 4 evaluated teachers. A common template was developed for the semi-structured interviews scripts, which allowed us to compare the results of two subgroups of interviewers. Interviews were treated by content analysis. The results show that when teachers equate the performance evaluation in the abstract, have on it a training perspective, but this disappears when referring to the current model and the process effectively lived in their school. The relationship between evaluator and evaluated is a decisive factor in satisfaction or dissatisfaction with the process they experienced. The interviewers also consider that there was no real supervision and classroom observation was superficial and formal. In general, teachers conclude that the performance evaluation didn`t supply for their professional development. Although, these results compared with others, from the previous evolution cycle, suggest that the changes introduced by the 2012 regulations did not change the perception of teachers for the performance evaluation.
Descrição: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Supervisão em Educação
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/4592
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado

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