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Título: Observação e modelação do comportamento dinâmico do viaduto do Corgo: utilização integrada de modelos de identificação modal e modelos de elementos finitos de barra
Autor: Rebelo, Diogo Luís Cruz
Orientador: Oliveira, Sérgio Bruno Martins de
Gomes, José Carlos Piteira
Data de Defesa: Mar-2015
Editora: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Citação: REBELO, Diogo Luís Cruz - Observação e modelação do comportamento dinâmico do viaduto do Corgo: utilização integrada de modelos de identificação modal e modelos de elementos finitos de barra. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2015. Dissertação de mestrado.
Resumo: Na presente dissertação, analisam-se os resultados obtidos em ensaios de vibração ambiente realizados no viaduto do Corgo. Os registos de acelerações medidos foram analisados através de técnicas de processamento de sinal e foram utilizados modelos de identificação modal baseados na técnica de decomposição no domínio da frequência, com vista à identificação dos principais parâmetros modais da referida estrutura. Mostra-se que, instrumentando apenas a secção central do tabuleiro, é possível obter resultados com interesse para a calibração dos modelos numéricos. Para tal, foi desenvolvido em MATLAB o programa DynBridges 1.0 (EF barra 3D) para cálculo dinâmico do viaduto. Os modos de vibração calculados são representados com base em animações 3D, assim como as oscilações da secção instrumentada. O comportamento dinâmico do viaduto foi também estudado com o programa Ansys. As configurações modais identificadas são comparadas com as obtidas com os dois programas referidos.
Abstract: In this dissertation, the data from ambient vibration tests, performed on the Corgo viaduct, are analysed. The records of the measured accelerations were analysed by signal processing techniques and modal identification methods, based on frequency domain decomposition, are used in order to get the main modal parameters of the referred structure. It is shown t hat by instrumenting only the deck's middle section, it is possible to obtain interesting results for the calibration of numerical models. The program DynBridges 1.0 (EF 3D bar) was developed in MATLAB, to perform the dynamic calculation of the viaduct. The modal configurations are represented by 3D animations as well as the oscillations of the instrumented section. The dynamic behavior of the viaduct was also studied with the ANSYS program. The identified modal configurations are compared with those obtained with both programs.
Descrição: Trabalho Final de Mestrado elaborado no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) para a obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa no âmbito do protocolo de Cooperação entre o ISEL e o LNEC
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/4586
Aparece nas colecções:ISEL - Eng. Civil - Dissertações de Mestrado

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