Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/4557
Título: A gestão orçamental como instrumento de avaliação do desempenho e apoio à decisão - o caso da Associação WavEC
Autor: Tavares, Catarina de Almeida
Orientador: Vicente, Célia
Palavras-chave: Gestão orçamental
Planeamento
Controlo
Centros de responsabilidade
Avaliação do desempenho
Estratégia
Budget management
Planning
Control
Responsibility centres
Performance assessment
Strategy
Data de Defesa: Dez-2014
Resumo: A gestão orçamental baseia-se na gestão eficaz e racionalização dos recursos disponíveis com vista à concretização dos objetivos. Para isso, as organizações fixam objetivos, traçam políticas, implementam procedimentos e regras e elaboram uma estratégia que deve ser representada em planos de atividades e traduzida em orçamentos. Neste contexto, este trabalho de investigação tem como objetivo geral compreender o impacto do sistema de gestão orçamental para a tomada de decisão e como ferramenta de avaliação do desempenho. Mais especificamente pretende-se, através de um estudo de caso, conhecer o processo orçamental da associação WavEC e, consequentemente propor uma metodologia para a elaboração de orçamentos por áreas, assim como aplicar os preços de transferência interna na cedência de recursos humanos entre áreas. Dos resultados obtidos, concluiu-se que o processo orçamental da associação já se encontra implementado, sendo sistemático, embora se revele um pouco moroso e complexo, envolvendo uma parte dos colaboradores. O orçamento é visto como uma base de trabalho para planeamento das atividades e controlo da sua execução. Concluiu-se, também, que a orçamentação por áreas permitirá proporcionar informação oportuna e relevante para gerir a atividade, coordenar equipas e funções, tomar decisões estratégicas, controlar e avaliar o desempenho organizacional se a sua elaboração e implementação estiver articulada com a estratégia global da associação, alinhada com as estratégias das áreas de competências e com a fixação dos objetivos propostos.
Budget management is based on the effective management and rationalization of available resources with a view to achieving the objectives. To do this, organizations set goals, outline policies, implement procedures and rules and work out a strategy that must be represented in activity plans and translated into budgets. In this context, this research work has as general objective to understand the impact of the budget management system for decision-making and as a tool for performance assessment. More specifically it is intended, through a case study, to get to know the budgetary process of WavEC association and consequently to propose a methodology for the preparation of budgets by area, as well as to apply the internal transfer prices in the provision of human resources among areas. From the results obtained, it has been found that the budgetary process of the association is already implemented, being systematic, although slightly time-consuming and complex, and involving a part of the employees. The budget is seen as a working basis for planning activities and monitoring their implementation. It has also been concluded that budgeting by area will provide timely and relevant information to manage the activity, to coordinate teams and functions, to make strategic decisions, to monitor and assess the organizational performance if its design and implementation are coordinated with the overall strategy of the association, aligned with the strategies of the areas of expertise and the setting of objectives.
Descrição: Mestrado em Contabilidade
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/4557
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