Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/453
Título: Vias de aceleração e de desaceleração associadas a intersecções ou a ramos de nós de ligação: metodologia de utilização e de cálculo em países europeus
Autor: Rebolo, João António Lampreia
Palavras-chave: Secção corrente
Nível de serviço
Segurança rodoviária
Intersecções
Nós de ligação
Vias de aceleração
Vias de desaceleração
Data de Defesa: Set-2009
Resumo: Esta dissertação tem como objectivo o estudo de um dos grandes problemas da manutenção do Nível de Serviço das vias de comunicação rodoviária e, em especial, da Segurança Rodoviária, que se coloca ao nível das suas acessibilidades, e nas diversas metodologias utilizadas nas vias de aceleração e de desaceleração, ao nível europeu. Neste trabalho, foi coligida a documentação existente em Portugal sobre a introdução e cálculo específico das vias de aceleração e de desaceleração. Seguidamente foi efectuada uma análise deste tema a nível europeu, com base em três países de referência (Espanha, Itália e França), comparando as metodologias respectivas. Por fim, concluída a análise e comparação, são propostas medidas com a finalidade de implementar um conjunto de critérios semelhantes, entre as medidas adoptadas na UE e Portugal.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/453
Aparece nas colecções:ISEL - Eng. Civil - Dissertações de Mestrado

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