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Título: A motivação da aprendizagem de um instrumento musical em alunos do ensino básico articulado sob a perspectiva da teoria da auto-determinação no Conservatório Regional de Setúbal: relatório de estágio
Autor: Santandreu, Cátia Góis
Orientador: Muñoz, Pedro Saglimbeni
Palavras-chave: Aluno
Aprendizagem musical
Ensino articulado
Professor
Teoria da auto-­determinação
Student
Integrated specialised teaching
Music learning
Teacher
Teacher self-­determination theory
Data de Defesa: Jun-2014
Editora: Escola Superior de Música de Lisboa
Resumo: O presente relatório, no âmbito da obtenção do grau de Mestre no Ensino da Música, na Escola Superior de Música de Lisboa, descreve o estágio efectuado no Conservatório Regional de Setúbal e analisa a prática pedagógica do professor através de três alunos de violino e viola d´arco de níveis diferentes: Iniciação (violino); 4º grau, Ensino Básico (viola d´arco) e 7º grau, Ensino Secundário (viola d´arco). São descritas e analisadas as práticas pedagógicas desenvolvidas com base na filosofia do Método Suzuki e na Teoria da Auto-­determinação de Edward L. Deci e Richard M. Ryan. O objectivo fundamental do processo de ensino-­ aprendizagem é a criação de condições para que os alunos se motivem autonomamente e atinjam níveis altos de motivação intrínseca (Teoria da Auto-­determinação), e que se tornem bons instrumentistas e melhores seres humanos (Método Suzuki).
ABSTRACT - For the Degree of Master in Music Teaching at the Escola Superior de Música de Lisboa, this report describes research collected at the Conservatório Regional de Setúbal (music conservatoire) and analyses the teacher’s teaching practice with three violin and viola students of different levels: Elementary (violin); Grade 4 (viola); and Grade 7 (viola). Both the teaching practices based on the Suzuki Method as well as Edward L. Deci and Richard M. Ryan’s Theory of self-determination are put forth and analysed. The underlying aim of the self‐learning process is the creationof conditions in which students are motivated autonomously and achieve high levels of intrinsic motivation (Theory of self-determination), while becoming good instrumentalists and better human beings (Suzuki Method).
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/4488
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