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Título: Avaliação e a Qualidade das Práticas de Inclusão para Alunos com PEA: Escala LAQI (Louisiana Autism Quality Indicators)
Autor: Sá, Olga Margarida Paulo de
Orientador: Madureira, Isabel
Palavras-chave: Autismo
Práticas de inclusão
Equipa
Avaliação
Instrumentos de avaliação
Autism
Inclusion
Practices
Team
Evaluation
Assessment Instruments
Data de Defesa: Dez-2014
Citação: Sá, O. M. P. (2014). Avaliação e a Qualidade das Práticas de Inclusão para Alunos com PEAPEA: Escala LAQI (Louisiana Autism Quality Indicators) [Dissertação de mestrado] Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa, Lisboa
Resumo: A Escola é um espaço promotor de diversas aprendizagens, um espaço rico de partilha de vivências, de constructo do ser humano, enquanto individualidade própria, e enquanto ser social. O sistema educativo português consubstancia o acesso à Educação para todos, nomeadamente a alunos com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). Neste estudo, centramo-nos no tema da Avaliação das Práticas de Inclusão para alunos com PEA. Este divide-se em duas fases: uma primeira, que procura conhecer as práticas implementadas para a Inclusão de alunos com PEA e o processo e instrumentos de avaliação utilizados pela equipa multidisciplinar para melhorar a intervenção; e uma segunda fase, que consiste na sugestão de análise do instrumento de avaliação LAQI, para depois se verificar a sua utilidade e viabilidade no contexto português. De modo a orientar o estudo, elaboramos um conjunto de questões: i) primeira fase: que práticas educativas são desenvolvidas pelos profissionais que intervém com alunos com PEA?; que concepções e que processos de avaliação da qualidade das práticas para a Inclusão de alunos com PEA são implementados? ii) segunda fase: o instrumento de avaliação é útil na avaliação da qualidade de práticas de Inclusão para alunos com PEA?; a LAQI adequa-se ao contexto português, no que concerne à avaliação de práticas educativas para alunos com PEA? Neste sentido, o estudo apresenta os seguintes objetivos gerais para a primeira fase: conhecer o modo como a equipa organiza as respostas educativas para alunos com PEA; conhecer o processo de avaliação das práticas para a inclusão de alunos com PEA; conhecer a opinião dos profissionais sobre a utilidade da avaliação das práticas educativas e as dificuldades sentidas nesse processo. Na segunda fase, procurou-se conhecer a opinião dos profissionais sobre a viabilidade de utilização de um instrumento de avaliação, tendo como sugestão a LAQI (traduzido como " Indicadores de Qualidade no Autismo para as Escolas - Louisiana). Em termos de instrumentos e técnicas de recolha e análise de dados foram utilizados duas entrevistas semidiretivas, a análise documental e a análise de conteúdo. Este estudo envolveu a participação de 5 docentes de educação especial a trabalhar em Escolas com UEE's, na área de Lisboa e Loures. O estudo apresenta cariz qualitativo,numa linha de índole descritiva-interpretativa. A análise de dados sugere-nos que são implementadas práticas de inclusão e que a família tem um papel ativo no percurso educativo do aluno com PEA. O trabalho em equipa é pouco consistente, embora se verifique uma tendência para se modificar esta realidade. Alguns constrangimentos interferem na dinâmica da equipa: falta de horário comum para reunir, pouco envolvimento de alguns agentes educativos e o fato de os terapeutas são serem afetos às escolas. Por outro lado, a avaliação de práticas realiza-se pela equipa, mas sobressai o seu caráter informal. Para a implementação do processo de avaliação, os resultados auferem a necessidade de um processo organizado e instituído, com linhas orientadoras, documentação de suporte e disponibilização de instrumentos de avaliação. Referem, ainda, a necessidade de formação específica na área da avaliação para a qualidade de práticas inclusivas. Relativamente ao uso do instrumento de avaliação LAQI, conclui-se que é adequado ao contexto português e exequível no seu preenchimento. Surgem algumas dúvidas quanto à formulação de alguns descritores e quantificadores, no entanto esta percepção pode estar eventualmente relacionada com aspectos da tradução da LAQI ou com a diferenciação de contextos. O instrumento surge como uma mais valia no apoio ao processo de avaliação, pois permite refletir em equipa e melhorar a qualidade das respostas para a Inclusão de alunos com PEA.
ABSTRACT The School is a promoter of different learning space, a rich space for sharing experiences, construct of the human being, while individuality itself, and as a social being. The Portuguese education system consolidates access to education for all, including students with Autism Spectrum Disorder (ASD). In this study, we focus on the issue of Evaluation of Inclusion Practices for students with ASD. This is divided into two phases: the first, which is seeking the practices implemented for Inclusion of students with ASD and the process and assessment tools, which are used by the multidisciplinary team to improve the operation; and a second phase consisting of the analysis of suggestion LAQI assessment tool to later verify their usefulness and practicality in Portuguese context. In order to guide the study, we developed a set of questions: i) first phase: that educational practices are developed by professionals who intervene with students with ASD?; that concepts and procedures to assess the quality of practices for the inclusion of students with ASD are implemented? ii) second phase: the assessment tool is useful in assessing the quality of inclusion practices for students with ASD?; the LAQI fits the Portuguese context, regarding the evaluation of educational practices for students with ASD? In this sense, the study presents the following general objectives for the first phase: to know how the team organizes educational provision for pupils with ASD; know the process of assessing practices for the inclusion of students with ASD; know the opinion of professionals about the usefulness of educational practices and the difficulties encountered in this process. In the second phase, we tried to know the opinion of professionals about the feasibility of using an assessment tool, with the suggestion to LAQI (Quality Indicators of Autism for Schools - Louisiana). In terms of tools and techniques of data collection and analysis used two semi-directive interviews, document analysis and content analysis. This study involved the participation of 5 special education teachers working in schools with UEE's in the area of Lisbon and Loures. The study presents qualitative nature, a line of descriptiveinterpretative nature. Data analysis suggested that the inclusion practices are implemented and that the family plays an active role in the education of the students' progress with ASD.Teamwork is weak, although there is a tendency to change this reality. Some constraints interfere in team dynamics: lack of common time to gather, little involvement of some educators and the fact that therapists are being affections to schools. On the other hand, the evaluation practices carried out by the team, but excel their informal character. For the implementation of the evaluation process, the results earn the need for an organized and established process, with guidelines, supporting documentation and availability of assessment tools. They also report that the need for specific training in the field of evaluation for the quality of inclusive practices. Regarding the use of LAQI assessment tool, it is concluded that it is appropriate and feasible to Portuguese context of completion. Raises some doubts about the wording of some descriptors and quantifiers, however this perception may be possibly related to the translation aspects of LAQI or the differentiation of contexts. The instrument comes as an added value in supporting the evaluation process because it allows reflect a team and improve the quality of the answers to the inclusion of students with ASD.
Descrição: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Especial, domínio Cognição e Multideficiência
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/4476
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