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Título: A contribuição do marketing interno para o sucesso das empresas
Autor: Marujo, Nelson António Martins Gonçalves
Orientador: Miranda, Sandra Marisa Lopes
Palavras-chave: Marketing interno
Endomarketing
Comunicação interna
Cultura organizacional
Clientes internos
Internal marketing
Endomarketing
Internal communication
Organizational culture
Internal customers
Data de Defesa: Nov-2014
Editora: Escola Superior de Comunicação Social
Citação: Marujo, Nelson António Martins Gonçalves - A contribuição do marketing interno para o sucesso das empresas. - Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2014. – Dissertação de Mestrado.
Resumo: A literatura sugere que o Marketing pode ser aplicado internamente, nas organizações, utilizando metodologias próprias na gestão dos colaboradores, os quais, por seu turno, oferecerão um decisivo contributo no sucesso dessas mesmas organizações. No seguimento das abordagens apresentadas por vários autores, almeja-se, com esta dissertação, ampliar a relevância que tem o Marketing Interno, promovendo os seus objetivos, os modelos e programas que podem ser aplicados e como se implementam. São também apresentadas linhas de orientação bem como fatores geradores de eficácia, nomeadamente: a Comunicação Interna, a Cultura Organizacional, o Marketing Mix Interno, a Segmentação, Instrumentos operacionais, critérios de organização e avaliação de programas de Marketing Interno e os resultados que podem ser esperados. Visando averiguar como esta temática é colocada em prática, bem como trazer novos contributos, decidiu-se pela realização de uma investigação exploratória qualitativa, tendo sido aplicadas entrevistas semiestruturadas a diretores de Marketing, Comunicação e Recursos Humanos. Foi definido como universo o ranking das melhores empresas para trabalhar em Portugal, em 2014, publicada pela Accenture e Revista Exame. A metodologia foi aplicada a uma amostra de 4 empresas: Hotel Ritz, Blip, Remax e Business Consulting, com o objetivo de comprovar a revisão da literatura e providenciar novas informações. O presente estudo teve como questão de partida: Estará o Marketing Interno a ser aplicado nas empresas de sucesso em Portugal? Os resultados da análise de conteúdo demonstraram que com as práticas do Marketing Interno, as empresas ficam mais fortes, consolidam-se internamente e impõem-se com solidez no mercado onde atuam. Sendo um tema pertinente e oportuno no atual contexto socio-económico, espera-se que o mesmo estudo contribua para fornecer informação útil às organizações, fomentar o diálogo e a discussão no desenvolvimento de futuras políticas de gestão.
ABSTRACT: Literature suggests that Marketing can be applied internally, in organizations, using their own methodologies in the management of employees, which, in turn, will provide a decisive contribution to the success of those establishments. Through the methods presented by several authors, it is aimed, with this thesis, to expand Internal Marketing relevance, promoting the goals, models and programs that can be applied and how to implement them. Guidelines and efficiency factors are also presented, namely: Internal Communication, Organizational Culture, Internal Marketing Mix, Segmentation, operating instruments, organization and evaluation criteria of Internal Marketing programs and the estimated results. Aiming to verify how this process is put into practice, as well as provide new contributions, a qualitative exploratory research was chosen to be applied, using semi-structured interviews to Marketing, Communications and Human Resources directors. The study focuses in the ranking of the best Portuguese companies to work, in 2014, published by Accenture and Revista Exame. The methodology was applied to a sample of four companies: Hotel Ritz, Blip, Remax and Business Consulting, with the objective of proving the literature review and provide new information. The initial question of this project: Is Internal Marketing being applied in successful companies in Portugal? The content final analysis showed that with Internal Marketing practices, companies get stronger, internally unite and enforcing their strength in the market in which they operate. Being a relevant and timely topic in the current economic circumstances, it is expected that this study can provide not only useful information to organizations, but also increase the dialogue and discussion on the future development of policy management.
Descrição: Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/4450
Aparece nas colecções:ESCS - Dissertações de Mestrado

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