Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/4449
Título: Marketing móvel: where is... the hapiness: campanha aplicada à Coca-Cola Brasil
Autor: Passos, Mariana Peixeiro da Fonseca
Orientador: Machado, Ana Teresa
Palavras-chave: Marketing móvel
Publicidade móvel
SMS
WAP
Coca-Cola Brasil
Mobile marketing
Mobile advertising
SMS
WAP
Coca-Cola Brasil
Data de Defesa: Nov-2014
Editora: Escola Superior de Comunicação Social
Citação: Passos, Mariana Peixeiro da Fonseca - Marketing móvel: where is... the hapiness: campanha aplicada à Coca-Cola Brasil. - Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2014. – Trabalho de Projeto.
Resumo: Os telemóveis são, nos dias de hoje, uma ferramenta indispensável, quer a nível profissional, pessoal ou mesmo social. Estes estão 24 horas por dia connosco, conectando-nos com o mundo inteiro. Deixaram de servir única e exclusivamente para fazer chamadas, sendo agora um meio de comunicação entre as empresas e o consumidor. Como tal, torna-se imprescindível realizar investigações que ajudem a compreender melhor o que significa o Marketing Móvel, quais as suas aplicações, vantagens e desvantagens. Neste sentido, este projeto visa, para além de uma revisão de literatura sobre o tema, criar uma campanha de publicidade móvel. Após a revisão de literatura, verificamos que entre os inúmeros canais móveis, dois dos mais utilizados são o SMS e o WAP, razão pela qual o projeto visa o desenvolvimento de uma campanha SMS em conjunto com um portal WAP. No ano de 2014, realizou-se a Copa do Mundo no Brasil e a Coca-Cola foi uma das patrocinadoras, sendo por isso a marca para quem desenvolvemos este projeto. O presente projeto foi desenvolvido em três fases: primeiro, foi feita uma revisão da literatura, propondo-se explorar o papel das comunicações móveis do ponto de vista do marketing. Em seguida, foi efetuado um questionário de forma a que fosse possível perceber quais os hábitos de consumo da marca Coca-Cola e como encaram a comunicação da mesma e, ao mesmo tempo, entender a atitude face ao Marketing Móvel. Por fim, desenvolvemos a campanha de publicidade móvel, o mais adequada possível, tendo em conta as respostas dos inquiridos e o evento desportivo que a marca patrocinou. De acordo com os resultados obtidos podemos perceber que os inquiridos dão grande relevância a conteúdos personalizados e de carácter informativo, bem como ao facto de serem recompensados. Os inquiridos consideram imprescindível que as marcas garantam a sua permissão para enviar mensagens publicitárias. O resultado deste projeto foi o desenvolvimento de uma campanha de publicidade móvel, com o objetivo de promover a lealdade dos clientes à marca, criando laços entre os dois.
ABSTRACT: Nowadays, mobile phones are an indispensable tool, whether at a professional, personal or social level. They are 24 hours a day with us, connecting ourselves with the world. Mobile phones are not exclusively used to make phone calls anymore, being now a mean of communication between businesses and consumers. This way, it is essential to conduct researches to understand better what Mobile Marketing means, which are their applications, their advantages and their disadvantages. Thus, this project aims to be go beyond a literature review about the topic. We aimed to create a mobile advertising campaign. After the literature review we found that among the numerous mobile channels, two of the most used are the SMS and the WAP. Therefore, this project aims the development of a SMS campaign in conjunction with a WAP portal. In 2014, the World Cup was held in Brazil, being Coca-Cola one of the sponsors. For this reason, this was the brand for whom we develop our project. This project was developed in three phases: first, a literature review was performed to explore the role of mobile communications in terms of marketing. Then a questionnaire was developed. It was possible to realize the drinking habits of Coca-Cola and how customers see communication of this brand. At the same time, we managed to understand their attitude towards mobile marketing. Finally, we develop the most appropriate mobile advertising campaign as possible, taking into account the answers of respondents and the sponsored sports event. According to the results we can see that respondents give great importance to personalized content and information purposes, as well as being rewarded. Respondents considered essential that the brands ask for their permission to send advertising messages. The result of this project was the development of a mobile advertising campaign with the aim of promoting customer loyalty towards the brand, creating ties between them.
Descrição: Trabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/4449
Aparece nas colecções:ESCS - Dissertações de Mestrado

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