Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/4442
Título: Os factores influenciadores do consumo de produtos nacionais em Portugal
Autor: Matos, Elisa Nunes Correia de
Orientador: Miranda, Sandra Marisa Lopes
Palavras-chave: Imagem paí-de-origem
Marca-Nação
Ligação afectiva
Etnocentrismo do consumidor
Consumo doméstico
Produtos nacionais
Comportamento do consumidor
Identidade nacional
Country-of-origin Image
Nation-Brand
Emotional bond
Consumer ethnocentrism
Domestic consumption
National products
Consumer behavior
National identity
Data de Defesa: Nov-2014
Editora: Escola Superior de Comunicação Social
Citação: Matos, Elisa Nunes Correia de - Os factores influenciadores do consumo de produtos nacionais em Portugal. - Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2014. – Dissertação de Mestrado.
Resumo: O consumo doméstico constitui uma forma de consumir produtos focada no próprio país de origem. De acordo com a literatura da especialidade, a imagem que os consumidores têm do seu próprio país, a ligação afectiva e o etnocentrismo do consumidor são em certa medida preditores do comportamento de consumo de produtos nacionais. Como tal, é intento desta investigação, contribuir para uma compreensão mais aprofundada acerca do impacto destes factores sobre a intenção de compra de produtos nacionais por parte do consumidor português. Para testar a existência de uma influência destes factores sobre a intenção de compra recorremos a um método de análise quantitativo que se traduziu na aplicação de um questionário a 163 indivíduos. Com base nos resultados obtidos confirmámos as quatro hipóteses de trabalho previamente definidas.
Domestic consumption is a way of consuming products focused on the home country. According to the literature, the image that consumers have of their own country and their products, their emotional bond to the country and their ethnocentric tendencies can predict to some extent the consumption behavior of domestic consumer. As such, it is intent of this research to contribute to a deeper understanding of the impact of these factors on the portuguese consumer’s intention to purchase Portuguese products. To test the existence of an influence of these factors upon the purchase intention of national products by domestic consumers in Portugal, we used a quantitative method of research through a questionnaire to 250 individuals. Based on the results obtained we could confirm all of the previously defined working hypotheses.
Descrição: Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/4442
Aparece nas colecções:ESCS - Dissertações de Mestrado



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