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Título: Caracterização de estruturas portuárias: caso de estudo: ampliação do Terminal XXI, Sines
Autor: Silva, Ricardo Miguel da
Orientador: Santos, João Alfredo Ferreira dos
Lopes, António José Casaca Ventura
Palavras-chave: Terminal XXI
Sines
Métodos construtivos
Estruturas portuárias
Data de Defesa: Dez-2014
Citação: SILVA, Ricardo Miguel da - Caracterização de estruturas portuárias: caso de estudo: ampliação do Terminal XXI, Sines. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2014. Dissertação de mestrado.
Resumo: Neste relatório, é feita uma caracterização de estruturas portuárias, a propósito de um caso de estudo – o projecto de ampliação do terminal XXI em Sines. Trabalho este que constitui a base para a obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Civil pelo autor. Após uma introdução relativa à metodologia de trabalho, é feita uma exposição geral acerca das obras marítimas e estruturas portuárias. De seguida procede-se à caracterização do Terminal XXI em Sines e das estruturas portuárias existentes. Finalmente, é analisado o projecto de ampliação do Terminal XXI do Porto de Sines, detalhando-se as principais tecnologias e métodos construtivos adoptados na empreitada. O sucesso do investimento em estruturas portuárias requer a ponderação de múltiplas e complexas variáveis. Na opinião do autor este projecto reveste-se de particular interesse, uma vez que o Porto de Sines reúne características excepcionais. Tratando-se de um porto de águas profundas, com uma localização geográfica privilegiada, na confluência das principais rotas marítimas internacionais e com boas possibilidades de expansão poderá ascender a um dos maiores portos da Península Ibérica.
Abstract: In this report, port structures are characterized with regard to a case-study – the expansion project of the XXI Terminal in Sines. This work is the base for completion of the Master´s Degree in Civil Engineering by the author.After an introduction about the work methodology, it’s made a general presentation referring to port and marine constructions. Then, the XXI Terminal in Sines and the existing port structures are described. At last, the project of expansion of the XXI Terminal of Sines’s Port is analyzed, with the main technologies and constructive methods used explained in detail. The successful investment in port structures requires attention to multiple and complex variables. In the author’s opinion, this project has special interest, since Sines’s Port gathers exceptional features. Being a deep water port with a privileged geographic location, connecting the main international sea routes and having enormous expansion possibilities it can become one of the biggest ports of the Iberian Peninsula, or even Europe.
Descrição: Relatório de Estágio para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/4429
Aparece nas colecções:ISEL - Eng. Civil - Dissertações de Mestrado

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