Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/4424
Título: Análise e avaliação de riscos na actividade de manutenção de juntas de dilatação em obras de arte rodoviárias
Autor: Damas, Filipe Júlio Rodrigues
Orientador: Fernandes, Júlio Walter Miguel
Matias, David Jorge perdigão
Palavras-chave: Junta de dilatação
Expansion joint
Análise de riscos
Risk analysis
Avaliação de riscos
Risk assessment
Nível de risco
Risk level
Medidas preventivas
Preventive measures
Data de Defesa: Mar-2015
Editora: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Citação: DAMAS, Filipe Júlio Rodrigues - Análise e avaliação de riscos na actividade de manutenção de juntas de dilatação em obras de arte rodoviárias. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2015. Dissertação de mestrado.
Resumo: O presente relatório é o resultado de um estágio realizado num ambiente real de trabalho, promovido pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), em consonânciacom a empresa Freyssinet – Terra Armada, Pré-esforço, Estudos e Construções, S.A., no contexto do Mestrado em Engenharia Civil, perfil de Edificações. O estudo em questão compreende a identificação de riscos profissionais e respectiva Análise dos Riscos associada à actividade de manutenção de Juntas de Dilatação em obras de arte rodoviárias, com o objectivo de realizar uma Avaliação de Riscos e posteriormente, apresentar Instruções Técnicas de Segurança que contribuam para melhorar as condições de Segurança na actividade acima referida. A metodologia utilizada para a identificação dos perigos foi o Método das Energias. Os acidentes de trabalho foram classificados com base no EEAT (EUROSTAT 2001), sendo o “contacto – modalidade da lesão” o que define a natureza do risco. A Avaliação dos Riscos e o Nível de Risco foi determinado com base na matriz e nos critérios da norma OHSAS –British Standard 8800:2004. Através desta Avaliação de Riscos foi possível concluir sobre quais os principais riscos inerentes à actividade da manutenção de Juntas de Dilatação, e também entender sobre quais existe maior exposição. Com base neste estudo foram propostas medidas de segurança específicas para a totalidade dos riscos identificados, e posteriormente, foram elaborados procedimentos e instruções de segurança, com o intuito de virem a ser implementados na empresa em trabalhos futuros da mesma natureza.
Abstract: The present report is the result of a post-graduate training performed in a real work environment, promoted by the Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), in consonance with the company Freyssinet – Terra Armada, Pre-stress, Studies and Constructions, S.A., in the context of the Master's degree in Civil Engineering, profile of Edifications This study includes the identification of occupational risks and respective Risk Analysis associated to the maintenance activity of Expansion Joints on road bridges, in order to accomplish a risk assessment and thereafter, the presentation of Technical Safety Instructionswhich contributes to improve the Safety conditions on the activity referred to above. The methodology used for the dangers identification was the Energies Method. The occupational accidents were classified based in the EEAT (EUROSTAT 2001), being the "contact - modality of the injury" what defines the nature of the risk. The Risk Assessment and Risk Level was determined based on the matrix and the criteria of the norm OHSAS –British Standard 8800:2004. Through this Risk Assessment was possible to conclude about which the principal risks inherent to the maintenance activity of Expansion Joints, and also understand about which exists greater exposure. Based on this study were proposed specific security measures for all the risks identified, and thereafter, were developed safety procedures and instructions, with the intention that they will be implemented in the company in future works of the same nature.
Descrição: Relatório de Estágio para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil na Área de Especialização de Edificações
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/4424
Aparece nas colecções:ISEL - Eng. Civil - Dissertações de Mestrado

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