Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/4422
Título: Compreensão na leitura num manual de estudo do meio
Autor: Teresa, Costa
Sousa, Otília de
Cardoso, Adriana
Palavras-chave: Didática da língua portuguesa
Texto expositivo
Compreensão na leitura
Manual escolar
Acesso ao conhecimento
Teaching of the Portuguese language
Essay
Reading comprehension
Textbook
Access to knowledge
Didactique de la langue portugaise
Texte expositif
Compréhension de la lecture
Manuel scolaire
Accès à la connaissance
Data: Mar-2015
Editora: CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa
Citação: Costa, T., Costa, O. e Cardoso, A. (2015). Compreensão na Leitura num manual de Estudo do Meio. Da Investigação às Práticas, 5(I), 98 – 117
Resumo: A aquisição de competências ao nível da compreensão na leitura apresenta-se, cada vez mais, como o caminho para chegar ao conhecimento. O tipo de texto que se assume como o meio privilegiado de acesso ao conhecimento é o texto expositivo. Como tal, é importante que os textos a que os alunos têm acesso diariamente na sala de aula (nomeadamente, os textos dos manuais) sejam adequados ao desenvolvimento dessas competências. Neste estudo,analisaram-se os textos expositivos do manual de Estudo do Meio do 4.º ano mais adotado em Portugal no ano letivo 2010/2011. Em concreto, apurou-se a percentagem de textos expositivos existentes no manual, analisou-se a sua estrutura (Meyer, 1985), o tipo de questões que os acompanham, bem como as relações entre as perguntas e as respostas (Raphael, 1986, cit. em Giasson, 2000). O manual foi ainda analisado à luz do que é preconizado pelos documentos oficiais do Ministério da Educação.
Abstract The acquisition of skills for reading comprehension is increasingly presented as the way to knowledge. Expository texts stand out as preferred means of access to knowledge. As such, it is important that the texts that students have access to daily in the classroom (eg, textbooks) are suitable for development of these skills. In this study, we analyzed the textbook of Environmental Studies for the 4th year that was more used in Portugal in the academic year 2010/2011. Specifically, we ascertained the percentage of expository texts, we analyzed their structure (Meyer, 1985), the type of issues that accompany them, as well as the relation between questions and answers (Raphael, 1986 cit. in Giasson, 2000). The textbook was also analyzed in the light of what is recommended by the official documents of the Ministry of Education.
Résumé L'acquisition de compétences de compréhension de lecture constitue, de plus en plus, le moyen d'obtenir des connaissances. Le type de texte qui se démarque comme le moyen privilégié d'accès à la connaissance est le texte expositif. C’est pourquoi, il est important que les textes auxquels les élèves ont accès quotidiennement dans la salle de classe (par exemple, les textes des manuels) soient adaptés pour le développement de ces compétences. Dans cette étude, nous avons analysé les textes informatifs du manuel d’étude de l’environnement de la 4ème année, le plus utilisé au Portugal durant l'année scolaire 2010/2011. Plus précisément, nous avons calculé le pourcentage de textes informatifs existants dans le manuel, nous avons analysé leur structure (Meyer, 1985), le type de questions qui les accompagnent, ainsi que les relations entre les questions et réponses (Raphael, 1986 cit. dans Giasson, 2000). Le manuel a également été analysé à la lumière de ce qui est recommandé par les documents officiels du ministère de l'Éducation.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/4422
ISSN: 2182-1372
Versão do Editor: http://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/15/12
Aparece nas colecções:ESELx - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
v5n1a07.pdf361,76 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.