Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/442
Título: Consumo hedónico e o utilitário e atitude face à publicidade
Autor: Cardoso, Paulo
Pinto, Sara
Palavras-chave: Publicidade
Consumo hedónico
Consumo utilitário
Data: 2009
Editora: CPIESCS
Relatório da Série N.º: Vol.4;8
Resumo: O presente trabalho teve como objectivo analisar a relação entre as motivações para o consumo e a atitude face à publicidade e verificar a existência de possíveis diferenças no que diz respeito à variável género. A partir de um questionário realizado a uma amostra de consumidores jovens adultos foi possível verificar três tendências de consumo: uma predominantemente hedónica, uma fundamentalmente utilitária e uma terceira com uma incidência acentuada na procura por produtos de baixo preço. Os consumidores femininos apresentavam, globalmente, valores superiores na tendência de consumo utilitária, que por sua vez se relacionava negativamente com a atitude face à publicidade. A procura de preços baixos foi consensual na globalidade da amostra.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/442
ISSN: 16461479
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