Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/4419
Título: Avaliação de desempenho docente, supervisão e desenvolvimento profissional
Autor: Silva, Ana Patrícia
Machado, Maria da Conceição
Leite, Teresa
Palavras-chave: Supervisão pedagógica
Avaliação de desempenho docente
Avaliação formativa
Desenvolvimento profissional
Educational supervision
Teacher evaluation
Formative evaluation
Professional development
Supervision pédagogique
Évaluation des enseignants
Évaluation formative
Développement professionnel
Data: Set-2015
Editora: CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa
Citação: Silva, A., Machado, M. e Leite, T. (2014). Avaliação de desempenho docente, supervisão e desenvolvimento profissional. Da Investigação às Práticas, 5(I), 41-66.
Resumo: Este texto incide sobre o papel da supervisão pedagógica no contexto da avaliação de desempenho docente (ADD), procurando aprofundar a forma como a dimensão formativa da avaliação foi equacionada e desenvolvida nas escolas. Para tal, foram realizados dois estudos num agrupamento de escolas da periferia de Lisboa, abrangendo professores avaliadores e avaliados do 1º e do 2º/3º ciclos. Os estudos tinham como objetivos gerais: i) conhecer asconceções de avaliadores e avaliados sobre os fundamentos e as práticas de avaliação de desempenho desenvolvidas nos seus contextos profissionais; ii) e definir o papel que avaliadores e avaliados atribuem à supervisão neste processo. Para a recolha de dados usou-se a entrevista semi-diretiva, recorrendo-se à análise de conteúdo para tratamento dos dados. O confronto dos resultados das entrevistas permite concluir que as conceções sobre a avaliação de desempenho dos docentes dos diferentes ciclos são semelhantes, mas o processo de avaliação e de supervisão foi vivido de forma distinta. O papel da supervisão na ADD depende, em larga escala, da competência dos avaliadores como supervisores e como professores e é facilitado pela existência prévia de uma cultura de colaboração entre docentes.
Abstract This paper focuses on the role of the educational supervision in the context of the evaluation of teachers' performance (ETP), trying to understand how the formative dimension of the evaluation was considered and developed in schools. To this end, two studies were conducted in a group of schools of the outskirts of Lisbon, encompassing teachers (evaluators and evaluated) from the 1st, 2nd and 3rd grades. The studies had as overall objectives: i) to get to know the conceptions of evaluators and evaluated on the fundamentals and practices of the ETP developed in their professional contexts; ii) to define the role conferred to supervision by evaluators and evaluated in this process. For data collecting, we resorted to semi-directive interview, using content analysis for data processing. The analysis of the interviews' results shows that the conceptions about ETP, of different grade teachers, are similar but the process of evaluation and supervision was experienced differently. The supervision role in the ETP depends in large degree on the competence of evaluators, as supervisors and as teachers, and is facilitated by the prior existence of a collaboration culture among teachers.
Résumé Ce texte met l'accent sur le rôle de la supervision pédagogique dans l'évaluation de la performance des enseignants, cherchant à approfondir la façon dont la composante d'évaluation formative a été assimilée et développée dans les écoles. À cette fin, nous avons élaboré deux études qui ont eu lieu dans une école de la région de Lisbonne. Les objectifs des deux études sont: i) connaitre les conceptions des enseignants (évaluateurs et évalués) sur les principes et les pratiques d'évaluation développés dans leurs contextes professionnels; ii) et établir le rôle que les évaluateurs et évalués attribuent à la supervision pédagogique dans ce processus. Pour le recueil des données, nous avons utilisé des entretiens semi-directifs qui ontensuite été soumis à une analyse de contenu. Les répondants étaient enseignants évaluateurs et évalués du 1er et du 2e/3e cycles d‟enseignement. La confrontation des résultats des entretiens montre que les conceptions sur l'évaluation de la performance des enseignants des différents cycles sont semblables, mais que le processus de supervision pédagogique a été vécu différemment. Le rôle de la supervision dépend, dans une large mesure, de la compétence des évaluateurs en tant que superviseurs et enseignants et est facilité par l‟existence préalable d‟une culture de collaboration entre les enseignants.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/4419
ISSN: 2182-1372
Versão do Editor: http://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/12/pdf
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