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Título: Liderança em agrupamentos de territórios de intervenção prioritária: imperativos, contingências e lógicas de acção
Autor: Sanches, Maria de Fátima Chorão
Dias, Mariana
Palavras-chave: Liderança escolar
Políticas de educação prioritária
Lógicas de governação de agrupamentos de escola TEIP
Contextos de mudança
Prestação de contas
School leadership
Policies of priority education
Logics of governance in TEIP schools
Contexts of change and accountability
Gouvernance de l'école
Politiques d'éducation prioritaire
Logiques de gouvernance dans les écoles TEIP
Contextes de changement et de responsabilisation
Data: Mar-2015
Editora: CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa
Citação: Sanches, M. e Dias, M. (2014) . Liderança em Agrupamentos de Territórios de Intervenção Prioritária: Imperativos, contingências e lógicas de acção. Da Investigação às Práticas , 5(I), 19 - 40
Resumo: Centrado na acção de liderança, este estudo propôs-se identificar as contingências e imperativos inerentes ao processo de implementação do programa TEIP num agrupamento de escolas. Especificamente, pretendeu-se captar a heterogeneidade das lógicas de mudança e identificar modos de apropriação subjectiva da liderança pedagógica e organizacional. Os resultados reforçam a ideia de que implementar um programa novo é construção de complexidade holística, implicando a conjunção integrada de múltiplas estratégias de liderança. Discutem-se os resultados à luz das teorizações iniciais, com relevo para as lógicas de prestação de contas e alguns sinais de „balcanização‟ organizacional.
Abstract Focusing on leadership, this study aimed to identify the contingencies and requirements inherent to the process of implementing a program for Priority Education Intervention in a school cluster. Specifically, it sought to capture the heterogeneity of change logics and to identify ways of subjective appropriation of pedagogical and organizational leadership. The results reinforce the idea that implementing a new program has a holistic complexity, implying the presence of multiple integrated leadership strategies. The paper discusses the results in light of the initial theories, with emphasis on the logic of accountability and some signs of organizational 'Balkanization'.
Résumé Cette étude, centrée sur l'action de gouvernance, se propose d'identifier les contingences et impératifs inhérents au processus d'implémentation du programme TEIP dans un établissement scolaire, regroupant plusieurs écoles. Spécifiquement, nous nous proposons de capter l'hétérogénéité des logiques de changement et identifier les modes d'appropriation subjective de leadership pédagogique et organisationnel. Les résultats renforcent l'idée que l'implémentation d'un nouveau programme est une construction de complexité holistique, impliquant la conjonction intégrée de multiples stratégies de leadership. Les résultats seront discutés à la lumière des théorisations initiales, soulignant les logiques de responsabilisation et certains signes de "balkanisation" organisationnelle.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/4418
ISSN: 2182-1372
Versão do Editor: http://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/11/pdf_2
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