Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/4414
Título: Relatório de estágio na Empresa Biodroid Entertainment
Autor: Lopes, Diogo Santiago
Orientador: Abrantes, Arnaldo Joaquim Castro
Data de Defesa: Dez-2014
Editora: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Citação: LOPES, Diogo Santiago - Relatório de estágio na Empresa Biodroid Entertainment. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2014. Dissertação de mestrado.
Resumo: O presente documento descreve primariamente o trabalho desenvolvido por um aluno do Mestrado em Engenharia de Redes de Comunicação e Multimédia, do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), no contexto de um estágio na empresa Portuguesa de videojogos Biodroid Entertainment. Foi objectivo do estagiário integrar-se na equipa de programação para desenvolver protótipos de videojogos ou de algum dos seus subsistemas, com o propósito de investigar qual o melhor caminho a tomar para cumprir determinado requisito ou funcionalidade de um videojogo. Serão descritas as ferramentas principais utilizadas no cumprimento do objectivo referido. Nesse aspecto, por um lado o estagiário experimentou ferramentas mais maduras como o motor Unity. Por outro lado, foi colocado na vanguarda do desenvolvimento de videojogos com a introdução ao motor relativamente recente Unreal Engine 4. Adicionalmente, com os conceitos que o estagiário foi aprendendo ao longo do seu estágio, foi também desenvolvido um jogo paralelamente ao trabalho feito na Biodroid, cujo desafio era implementar um agente que utilizasse inteligência artificial para aprender as acções feitas pelo seu adversário, no contexto de um jogo de luta. Será feito um esforço para tentar aplicar o fluxo normal de desenvolvimento de um videojogo, passando pelas várias fases e aplicando metodologias das várias equipas responsáveis, mesmo sendo um trabalho individual.
Abstract: The current document describes primarily the work developed by a master student of Communication Network and Multimedia Engineering, from Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), within an internship in the Portuguese videogame company Biodroid Entertainment. The intern's objective has been one of integrating himself in the programming team to develop prototypes of either a videogame or one of its subsystems, with the purpose of investigating which would be the best path to take to fulfil a certain game's requirement or functionality. The main tools used in the fulfilment of the mentioned objective will be described. In that aspect, on one hand the intern tried out more stable tools, such as the Unity engine. On the other hand, he was placed at the vanguard of videogame development with the introduction of the relatively recent Unreal Engine 4. Additionally, with the knowledge the intern gathered throughout his internship, a game was also developed outside of Biodroid. The challenge was to implement an agent that, through artificial intelligence, would learn the actions and moves performed by his opponent, within a fighting game. An effort will be made as to try to apply a normal videogame development workflow, passing through the various development phases and applying methodologies of the various teams, despite being an individual project.
Descrição: Trabalho Final de Mestrado para obtenção do grau de Mestre em Engenharia de Redes de Comunicação e Multimédia
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/4414
Aparece nas colecções:ISEL - Eng. Elect. Tel. Comp. - Dissertações de Mestrado

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