Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/4400
Título: Jornalismo de Moda: Elle: a revista de moda mais vendida no mundo
Autor: Pereira, Carolina Manuel Adães de Sá
Orientador: Lopes, Anabela de Sousa
Palavras-chave: Jornalismo
Jornalismo especializado
Jornalismo de moda
Revistas
Revistas (Elle)
Journalism
Specialized journalism
Fashion journalism
Magazines
Magazine (Elle)
Data de Defesa: Out-2014
Editora: Escola Superior de Comunicação Social
Citação: Pereira, Carolina Manuel Adães de Sá - Jornalismo de Moda: Elle: a revista de moda mais vendida no mundo. Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2014. Relatório de estágio de mestrado.
Resumo: Este relatório de estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Jornalismo, da Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa, com vista à obtenção do grau de mestre. Desta forma, este documento relata o meu percurso no estágio realizado na revista Elle Portugal, com início a 21 de Abril de 2014 e terminado a 18 de Julho de 2014. Baseando-me nas conclusões derivadas do senso comum e das relações que envolvem a indústria, tentei perceber o porquê do jornalismo especializado em moda ser alvo de tanta estranheza e desconfiança, quer pela própria imprensa como pelo público. Assim sendo, a principal conclusão extraída, quer da experiência como de toda a investigação que tive que realizar para este relatório, foi de que os principais motivos que dão origem às incertezas e dúvidas para com o jornalismo de moda, nomeadamente a relação de proximidade com a publicidade e a futilidade dos temas abordados, não são tão relevantes como pensamos. A indústria da moda está em constante expansão e é uma fonte de empregabilidade para milhares de pessoas em todo o mundo, e em Portugal não é diferente. O jornalismo de moda é a resposta a uma necessidade real e a relação com a publicidade não é tão censurável como podemos pensar.
ABSTRACT: This internship report was executed as part of the MA in Journalism at the Higher School of Communication and Media Studies. Thus, this paper reports my journey as an intern of Elle Portugal magazine, between April 21st and ending on July 18th 2014. Basing myself on the conclusions derived from common sense and the relations that involve the industry, I tried to understand why fashion journalism is a target of so much oddness and suspicion, both by the press and the public itself. Therefore, the main conclusion drawn from either the experience as all the research I had to do to write this report, was that the main reasons that give rise to such uncertainty and doubt towards the fashion journalism, particularly the close relationship with advertising and the futility of the themes, are not as important as we think. The fashion industry is constantly expanding and is a source of employment for thousands of people worldwide, and in Portugal the situation is no different. Fashion journalism is the answer to a real need and the relationship with advertising is not as objectionable as may you think.
Descrição: Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Jornalismo.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/4400
Aparece nas colecções:ESCS - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório de Estágio - Carolina Pereira.pdf27,61 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.