Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/4392
Título: Projecto de obras de arte correntes pré-fabricadas: passagem superior de 2 vãos
Autor: Mira, João Carlos Santiago
Orientador: Ferraz, Carlos Amaro Fernandes de Azevedo
Palavras-chave: Obra de arte
Bridge
Passagem superior
Overpass
Betão armado
Reinforced concrete
Pré-esforço
Prestressing
Vigas pré-fabricadas
Prefabricated bays
Data de Defesa: Nov-2014
Editora: Instituto Superior de Engenharia de lisboa
Citação: MIRA, João Carlos Santiago - Projecto de obras de arte correntes pré-fabricadas: passagem superior de 2 vãos. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2014. Dissertação de mestrado.
Resumo: Este trabalho tem como objectivo desenvolver um projecto de execução de uma passagem superior pré-fabricada de 2 vãos localizada na auto-estrada do Baixo Alentejo IP8 – Nó de Roncão (IC33) / Nó de Grândola Sul (IP1). Este projecto está dividido em peças escritas (memória descritiva e justificativa e cálculos justificativos) e peças desenhadas. A passagem superior tem 2 vãos com 27 metros cada um, perfazendo um comprimento total teórico de 54 metros para a obra de arte. Esta obra de arte é composta por um tabuleiro pré-fabricado, ligado monoliticamente ao pilar central e apoiada nos encontros. O tabuleiro é constituído por 2 vigas pré-fabricadas (VU130) pré-esforçadas na direcção longitudinal, sobre as quais irá assentar a pré-laje e a laje. Este tipo de estruturas “pré-fabricadas” em relação às estruturas betonadas “in situ” apresenta vantagens em termos de facilidade e rapidez de construção, mantendo as características funcionais de uma obra de tabuleiro contínuo e integralmente préesforçado. Toda a análise do tabuleiro é feita recorrendo ao programa de cálculo automático SAP 2000, simulando todas as acções que actuam ao longo das diversas fases construtivas da obra de arte. O dimensionamento respeitou os regulamentos nacionais em vigor, nomeadamente o Regulamento de Estruturas de Betão Armado e Pré-Esforçado (REBAP), o Regulamento de Segurança e Acções para Edifícios e Pontes (RSA) e osEurocódigos 1, 2 e 8.
Abstract: This work aims to develop an executable project for the application of a prefabricated overpass of 2 bays, located on the freeway Baixo Alentejo – Nó de Roncão (IC33) / Nó de Grândola Sul (IP1). This project is divided into written pieces (descriptive and justification memory and calculations supporting) and drawings. The overpass has 2 bays with 27 meters each, a total theoretical length of 54 meters to the bridge. This bridge is composed of a prefabricated board monolithically connected to the central pillar and supported by the meetings. The deck consists of 2 prefabricated bays (VU130) pre-stressed in the longitudinal direction, on which will rest the pre-slab and the slab. This type of pre-fabricated structures in relation to concreted stuctures “in situ” have advantages in terms of ease and speed of constrution, maintaining the functional characeristics of a work of continuous and fully pre-endeavored deck. Analysis of the entire deck is made invoking the automatic calculation program SAP 2000, simulating all loads acting along the various constrution phases of the bridge. The building sizing respected national regulations in force, including REBAP (Regulamento de Estruturas de Betão Armado e Pré-esforçado), the RSA (Regulamento de Segurança e Acções para Edifícios e Pontes) and the Eurocode 1,2 and 8.
Descrição: Trabalho de Projecto para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/4392
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