Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/4365
Título: A Política de Escola a Tempo Inteiro e a monopolização da educação da criança pela escola
Autor: Pires, Carlos
Palavras-chave: Escola a tempo inteiro
Data: Set-2014
Editora: Unidade de Investigação e Desenvolvimento da FCT/UNL
Citação: Pires, C. (2014). A política de Escola a Tempo Inteiro e a monopolização da educação da criança pela escola. In A. Pires; A. Vasconcelos; C. Figueiredo; & M. Alves (Coord.). Trabalhar (s)em Rede em Educação: dinâmicas de cooperação. Caparica: Unidade de Investigação e Desenvolvimento da FCT/UNL
Resumo: No presente texto problematiza-se a política de Escola a Tempo Inteiro (ETI) a partir de um “modelo” de operacionalização que assenta na tentativa de articulação das “ideias” de igualdade de oportunidades e de eficácia do sistema educativo. Consubstancia-se, assim, num projeto educativo nacional promotor da educação integral da criança, no tempo e no espaço escolares, e da monopolização, pela escola pública, da prestação de serviços educativos provocando o “esvaziamento” e a reconfiguração de outras agências e projetos educativos da comunidade local. As tensões e os desafios subjacentes ao “modelo” de operacionalização da política de ETI jogam-se, em parte, na relação entre a necessidade de assegurar o projeto educativo do Estado e a exigência de abertura a projetos educativos locais e a outros profissionais alicerçada na cooperação entre a escola pública e a comunidade a que pertence, no âmbito da prestação de serviços educativos de qualidade para todos.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/4365
ISBN: 978-989-97487-6-7
Aparece nas colecções:ESELx - Capítulos ou partes de livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A Política de Escola a Tempo Inteiro e a monopolização da educação da cr .pdf217,34 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.